Bolsas

Câmbio

Empresa de podcast tem elenco de Hollywood e patrocínio da Apple

Lucas Shaw

Quando dois produtores deixaram seus empregos em rádio e em consultoria para criar uma empresa de podcasts em 2014, nos EUA, seu primeiro programa -- "StartUp" -- narrou os esforços deles para colocar a nova empresa, a Gimlet Media, de pé.

Após dois anos e meio e um boom de podcasts, a nova série da Gimlet Media ilustra como a companhia -- e esse meio de comunicação -- chegaram longe. A rede com sede no Brooklyn, em Nova York, vai revelar sua última leva de programas, que inclui "Homecoming", série de ficção roteirizada com as vozes das estrelas Catherine Keener, Oscar Isaac (o vilão de X-Men Apocalipse) e David Schwimmer (o Ross da série Friends). O programa, que estreará em 16 de novembro, conta com a divisão iBooks da Apple como patrocinadora exclusiva, sinal de confiança em uma das estrelas emergentes desse tipo de mídia.

A Gimlet lançou alguns meses antes a estreia de "Serial", surpreendente sucesso da equipe no programa de rádio This American Life. A popularidade desse programa -- foi baixado mais de 5 milhões de vezes na primeira temporada -- atraiu novos investidores e grandes empresas de mídia nacionais dos EUA para o formato. Hoje, cerca de um terço dos americanos afirma que já escutou um podcast, proporção que dobrou desde 2008.

O aumento do interesse tem sido positivo para a Gimlet, que foi avaliada em US$ 30 milhões em dezembro de 2015, quando captou US$ 6 milhões em venture capital. Além dos novos programas, a ABC tem planos de transformar o "StartUp" em programa de TV, protagonizado por Zach Braff (Dr. John Dorian da série Scrubs). Enquanto isso, a versão em áudio está iniciando sua quarta temporada e acompanhará o fundador da American Apparel, Dov Charney, em seu novo empreendimento.

Ao contrário de alguns de seus pares, a Gimlet distribui apenas programas produzidos internamente. A companhia ampliou sua equipe e sua produção para fazer frente ao crescente interesse nos podcasts -- e à melhora da qualidade de programas e concorrentes, como a National Public Radio e a Midroll Media, a rede de publicidade para podcasts de Bill Simmons e Marc Maron.

Como ocorre com o restante das mídias digitais, não está claro se o setor de podcast será rentável. A Gimlet está a caminho de gerar cerca de US$ 7 milhões em vendas neste ano, informou a companhia em um episódio recente de "StartUp".

Embora o montante não seja suficiente para cobrir os custos, que deverão chegar a cerca de US$ 10 milhões, trata-se de um enorme salto em relação ao ano passado. A NPR, um dos maiores participantes do ramo de podcast, afirma gerar mais de US$ 10 milhões em vendas. Os investimentos dos anunciantes em podcasts chegarão a US$ 167 milhões em 2016, segundo estudo de março da Bridge Ratings.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos