American Airlines aposta alto em wi-fi mais rápido nos aviões
(Bloomberg) -- A American Airlines planeja instalar wi-fi mais rápido em mais 500 aviões de sua frota doméstica, reforçando a encomenda anterior feita à ViaSat e causando um revés para a provedora atual do serviço, a Gogo.
A American possui mais de 1.100 aeronaves com serviço de wi-fi, número que segundo a empresa aérea garante a ela uma das maiores frotas equipadas com wi-fi do mundo. A maior cliente norte-americana da ViaSat até o momento é a JetBlue Airways, que oferece o serviço aos passageiros gratuitamente por meio de uma parceria de marketing com a Amazon.com.
Em junho, a maior empresa aérea do mundo dividiu uma encomenda entre as duas provedoras de wi-fi. A ViaSat foi contratada para trabalhar em 100 novos aviões Boeing 737 Max e a Gogo, para instalar seu novo serviço de satélite 2Ku em mais de 130 aviões Airbus A319 e A320.
As instalações da ViaSat começarão no terceiro trimestre de 2017 e as da Gogo serão iniciadas no fim do ano que vem, disse a porta-voz da American Airlines, Martha Thomas, na quarta-feira.
No começo de junho, a Gogo, que tem sede em Chicago, informou a investidores que cerca de 550 aviões da American com seu equipamento "estão sujeitos a desinstalação a qualquer momento por opção da American". A Gogo também informou que acreditava que a American exerceria esse direito para muitas ou talvez todas as aeronaves "algumas vezes ao longo dos próximos anos".
A ViaSat revelou uma nova grande encomenda em seu balanço de resultados trimestral em 8 de novembro, mas preferiu não informar de qual empresa aérea, por pedido do cliente.
A ViaSat, que tem sede em Carlsbad, Califórnia, opera seus próprios satélites e a Gogo e a Global Eagle Entertainment têm contratos com outras empresas de satélites.
"A Gogo ainda equipará outras aeronaves da nossa frota doméstica com seu wi-fi por satélite 2ku e a Panasonic continuará oferecendo wi-fi por satélite para a nossa frota internacional de fuselagem larga", disse Thomas. "A Gogo continua sendo uma parceira valiosa", acrescentou. A American utiliza equipamento da Panasonic Aviation em mais de 60 aeronaves internacionais de fuselagem larga.
O porta-voz da Gogo, Steve Nolan, disse por e-mail na quarta-feira que o anúncio da American é "na verdade notícia velha e confirma o que dissemos no nosso comunicado público em 3 de junho. Não muda nossa perspectiva de negócio, nem nossa orientação financeira."
Em separado, a Southwest informou na noite de terça-feira que está analisando propostas para a contratação de uma "provedora de conectividade secundária" para o serviço Row 44 da Global Eagle que a aérea utiliza em sua frota de mais de 700 aviões Boeing 737.
A Southwest é a maior cliente da Global Eagle. A aérea terá "mais [informações] para compartilhar nas próximas semanas", disse a porta-voz Michelle Agnew na terça-feira. A Southwest não revelou quais companhias está avaliando para o segundo serviço ou qual parcela de sua frota seria coberta.
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