Bolsas

Câmbio

Robô inspirado em '2001: Uma Odisseia no Espaço' lava sua roupa

Yuji Nakamura e Hiroyuki Nakagawa

(Bloomberg) -- Você detesta lavar roupa suja? Shin Sakane tem uma solução.

O inventor japonês recebeu 6 bilhões de ienes (US$ 53 milhões) de parceiros, inclusive a Panasonic, para avançar com o "Laundroid" -- um robô que Sakane está desenvolvendo não apenas para lavar e secar, mas também para separar, dobrar e guardar organizadamente peças de roupa. O aparelho, do tamanho de uma geladeira, poderia acabar desempenhando o papel da máquina de lavar, da secadora e da cômoda na casa das pessoas.

Sakane, que anteriormente inventou um aparelho antirronco e tacos de golfe feitos com materiais especiais, disse que o financiamento deixará mais próximo seu sonho de livrar a humanidade da roupa suja. Uma de suas inspirações para este projeto foi o clássico de ficção científica de Stanley Kubrick "2001: Uma Odisseia no Espaço", de 1968. O Laundroid foi projetado para se parecer aos misteriosos objetos que levaram tecnologia aos seres humanos pré-históricos e o codinome inicial do projeto era "Monolito".

"É o que tínhamos em mente: uma tecnologia que nunca existiu no planeta chega do espaço", disse Sakane, 45 anos, diretor da Seven Dreamers Laboratories (também conhecida como 7D), em uma entrevista em seu escritório em Tóquio. "Se pudéssemos automatizar isso, o ato de lavar roupa desapareceria para sempre."

Planos para IPO

O financiamento leva o total do capital arrecadado a 7,5 bilhões de ienes. A Nomura Holdings foi contratada para uma abertura de capital em um "futuro não muito distante", disse Sakane, acrescentando que a Seven Dreamers Laboratories está avaliada atualmente em cerca de 20 bilhões de ienes.

Embora o lançamento do produto completo esteja programado para 2019, uma versão inicial, que somente separa e dobra as roupas, sairá à venda em todo o mundo em março.

Sakane não revelou como o Laundroid funciona, mas patentes mostram que os usuários colocam as roupas em uma gaveta inferior e braços robóticos seguram cada peça enquanto escâneres buscam características como botões ou um colarinho. Depois de identificadas, as peças de roupa são dobradas com a ajuda de tábuas deslizantes e são empilhadas organizadamente em prateleiras superiores.

O objetivo é conseguir que o preço da versão completa seja inferior a cerca de 300.000 ienes (US$ 2.700). O modelo que sairá à venda em março provavelmente custará significativamente mais por causa dos altos custos iniciais de produção. De acordo com os planos, a Panasonic se encarregará da fabricação.

"Decidimos que, ao combinar a tecnologia das máquinas de lavar e de secar da Panasonic com a tecnologia de dobrar da 7D, é possível levar um produto único ao mercado em breve", disse Kyoko Ishii, porta-voz da Panasonic, que tem sede em Osaka.

Título em inglês: Robot Inspired By 'Space Odyssey' to Relieve You of Laundry

Para entrar em contato com os repórteres: Yuji Nakamura em Tóquio, ynakamura56@bloomberg.net, Hiroyuki Nakagawa em Tóquio, hnakagawa11@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Daniela Milanese dmilanese@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos