Bolsas

Câmbio

Estratégias para maximizar seus programas de fidelidade

Eric Rosen

(Bloomberg) -- Faltando apenas poucas semanas para terminar o ano, é hora de analisar seus pontos e milhas e assegurar que você começará 2017 com status VIP -- pelo menos em companhias aéreas e hotéis.

Analisar as contas de seus programas de fidelidade e aproveitar as promoções dos cartões de crédito são apenas algumas das formas de conseguir o status ouro ou platina sem necessariamente percorrer metade do planeta. A seguir, algumas estratégias rápidas e práticas para aplicar antes da virada do dia 31 de dezembro. Quanto mais você espremer, melhor.

1. Analise suas contas de fidelidade das companhias aéreas.

Verifique se você recebeu os créditos de todos os voos que realizou com sua companhia aérea principal e com as parceiras e que estejam dentro do programa; depois, compare com os requisitos de voos e gastos da empresa. Lembre-se de que em companhias como Delta e United estão vigentes novas regras sobre a quantidade de dólares que se deve gastar em tarifas (além de voar determinado número de milhas ou trechos) para obter credenciais de elite.

Está precisando de um empurrãozinho de última hora? Ainda dá tempo para alguns voos. Mas talvez exista uma maneira mais fácil. Os cartões de crédito, inclusive Delta Reserve da American Express e Citi/AAdvantage Executive World Elite MasterCard, concedem milhas para o status elite para quem atinge certos níveis de gastos durante o ano. Fazer todas as compras de fim de ano com o cartão de crédito certo pode abrir as portas do território VIP.

2. Aproveite os bônus e estadias em hotéis afiliados.

Os hotéis calculam o status de fidelidade com base no número de noites ou estadias entre 1º de janeiro e 31 de dezembro -- exatamente como as companhias aéreas. Mas não se esqueça de conferir duas coisas quando for analisar suas viagens do ano.

Primeiro, assegure-se de que as estadias em hotéis afiliados foram registradas e depois confira para ver se seu cartão de crédito associado à companhia concede algum bônus elite. Por exemplo, com o cartão Starwood Preferred Guest da American Express, você tem direito a duas estadias e cinco noites em crédito para o status elite por ano; o cartão de crédito Marriott Rewards Premier do Chase oferece aos titulares 15 noites em crédito por ano. Isso é para o status prata, então assegure-se de que esses créditos aparecem na sua conta.

3. Não desperdice pontos e milhas.

Não perca suas milhas só porque você não viajou com determinada companhia aérea nem se hospedou em certo grupo hoteleiro há algum tempo. Faça o download do AwardWallet, um aplicativo gratuito que monitora seus extratos de pontos e o prazo de validade deles.

E mais um segredo: nenhuma dessas estratégias se aplica exclusivamente ao período de fim de ano. Use essas dicas para chegar mais perto de seus objetivos de 2017 e continue se reorganizando com regularidade no ano que vem. Sem dúvida, isso acabará levando você a um status preferencial ainda maior em 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos