Bolsas

Câmbio

Aonde ir em 2017? Peru e Colômbia são destinos imperdíveis

Bloomberg Pursuits

(Bloomberg) -- No mundo extremamente globalizado e de mudanças rápidas de hoje, não faltam oportunidades incríveis de viagem. Neste ano, selecionamos dois destinos da América Latina -- e os lugares que você deverá ver agora, antes que eles mudem para sempre.

E como não basta definir aonde ir, também ajudamos você a decidir quando programar cada viagem, de acordo com informações do Google sobre as diárias dos hotéis e dicas de nossos especialistas preferidos do mundo inteiro. Os momentos mais baratos e mais caros para viajar raramente são os melhores e os piores.

Então, prepare seu passaporte -- há muitos lugares para conhecer nos próximos 12 meses.

Peru

Em 2017, vá além de Machu Picchu aos desertos de sal incaicos de Maras, às inexploradas montanhas cobertas de neve Verónica e Sawasiray e ao horizonte infinito do Lago Titicaca. Graças à melhoria da infraestrutura (e a operadores de viagens inovadores), esses lugares talvez estejam ainda mais fáceis de chegar do que a chamada Cidade Perdida dos Incas -- e sem nenhum vestígio das multidões.

A chilena Explora, fornecedora de aventuras cinco estrelas, por exemplo, fez sua estreia no Peru com uma pérola arquitetônica no Vale Sagrado dos Incas no terceiro trimestre do ano passado; agora a companhia leva os viajantes a trilhas incrivelmente remotas que dão a sensação de viajar a tempos mais simples. Para quem prefere fazer explorações sobre duas rodas, a agência de ciclismo de luxo DuVine oferece viagens a trilhas igualmente pouco convencionais.

A Belmond, uma das primeiras marcas de hospitalidade de luxo do Peru, também está entrando na onda e lançará o primeiro trem noturno de luxo da América do Sul em maio, que conectará Cuzco aos vilarejos tradicionais ao redor do Lago Titicaca. Tudo se encaixa com a meta do novo presidente Pablo Kuczynski de expandir o turismo ao imaculado interior do país -- o que poderia modernizá-lo rapidamente, para o bem o para o mal.

Quando ir: em abril, quando a paisagem depois da temporada de chuvas está mais verdejante e os turistas que viajam no verão do Hemisfério Norte ainda não chegaram.

Quando não ir: em fevereiro. É o pior momento das chuvas, e este é um lugar para aproveitar ao ar livre.

A quem chamar: Emmanuel Burgio, da Blue Parallel.

Colômbia

Logo após um acordo de paz histórico, a Colômbia está finalmente se livrando de uma vez por todas de suas preocupações com a segurança. Isso significa que este provavelmente será o ano em que os turistas descobrirão o extraordinário interior deste país, do Vale de Cocora -- que abriga as palmeiras mais altas do mundo -- ao Deserto de Tatacoa, uma extensão de cor ocre de dunas esculpidas pelo vento. (Hospede-se no vanguardista Bethel Bio Hotel, em Tatacoa, por seus quartos em forma de ovo: eles têm teto retrátil para que você possa ver as estrelas.)

O esplendor natural faz com que seja fácil compreender por que a Colômbia é a terra natal do realismo mágico -- que você sem dúvida vivenciará se visitar as tribos místicas do Parque Nacional Tayrona ou Cartagena, onde um estiloso hotel da especialista em moda Sylvia Tcherassi acabou de abrir as portas.

Mas não deixe a capital de lado. Bogotá está assumindo sua posição de centro financeiro próspero e se tornou hábil em atender ao jet set. Basta ver seus dois novos hotéis Four Seasons e os inúmeros chefs que estão abrindo os olhos para a biodiversidade comestível desse país.

Quando ir: a Colômbia é um destino o ano inteiro, mas fevereiro e março são meses particularmente atraentes porque a alta temporada entra em baixa e o clima continua excelente.

Quando não ir: outubro e novembro são meses levemente chuvosos -- mas não em excesso.

A quem chamar: Marc Beale, da Amakuna.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos