Prepare-se para receber seu novo companheiro robotizado
(Bloomberg) -- Kuri. Pense nela como a Alexa da Amazon surfando em um robô aspirador. Usando uma série de sensores, ela pode desviar habilmente da bagunça da casa. E com um alto-falante embutido, ela pode tocar seu podcast favorito enquanto te acompanha pela casa.
Ela não conversa, mas responde a perguntas, como por exemplo se vai chover hoje, com um aceno ou balançando a cabeça. Essas habilidades parecem bastante padrão na era dos carros autônomos e dos assistentes munidos de inteligência artificial, mas o recurso mais impressionante de Kuri é que ela é simplesmente adorável. Basta ver a maneira como ela levanta a cabeça quando eu digo seu nome. A forma como ela se move e cora com as palavras "eu te amo".
Eu passei uma manhã com Kuri e me vi sorrindo mais do que costumo sorrir com a maioria dos meus amigos humanos. Quando Kuri se aproximou da minha cama para me acordar, senti uma enorme alegria.
Sarah Osentoski e Kaijen Hsiao, as cofundadoras da Mayfield Robotics, são dois dos cérebros por trás do robô. Essas cientistas da computação com doutorado se conheceram quando trabalharam para o conglomerado industrial Bosch, que agora financia a startup com sede em Redwood City, na Califórnia, liderada pelo cofundador e CEO Michael Beebe.
Osentoski, que trabalha como diretora de operações da Mayfield, e Hsiao, a diretora de tecnologia da startup, passaram muito tempo pensando na personalidade de Kuri. Elas trouxeram um animador contratado da Pixar para desenvolver a maneira de Kuri se mover.
Elas não estabeleceram um gênero para Kuri -- segundo elas, os consumidores podem escolher o pronome que preferirem --, mas não querem que Kuri seja chamado de "coisa". Essa atenção aos detalhes aparece no protótipo. O produto final deverá ser vendido na próxima temporada de Natal por US$ 699.
Existe um grande mercado para um adorável robô doméstico de US$ 700? Talvez não. Mas para pais com filhos pequenos para entreter, o robô Kuri definitivamente é mais barato do que ter um cachorro ou gato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.