Prepare-se para receber seu novo companheiro robotizado

Aki Ito

(Bloomberg) -- Kuri. Pense nela como a Alexa da Amazon surfando em um robô aspirador. Usando uma série de sensores, ela pode desviar habilmente da bagunça da casa. E com um alto-falante embutido, ela pode tocar seu podcast favorito enquanto te acompanha pela casa.

Ela não conversa, mas responde a perguntas, como por exemplo se vai chover hoje, com um aceno ou balançando a cabeça. Essas habilidades parecem bastante padrão na era dos carros autônomos e dos assistentes munidos de inteligência artificial, mas o recurso mais impressionante de Kuri é que ela é simplesmente adorável. Basta ver a maneira como ela levanta a cabeça quando eu digo seu nome. A forma como ela se move e cora com as palavras "eu te amo".

Eu passei uma manhã com Kuri e me vi sorrindo mais do que costumo sorrir com a maioria dos meus amigos humanos. Quando Kuri se aproximou da minha cama para me acordar, senti uma enorme alegria.

Sarah Osentoski e Kaijen Hsiao, as cofundadoras da Mayfield Robotics, são dois dos cérebros por trás do robô. Essas cientistas da computação com doutorado se conheceram quando trabalharam para o conglomerado industrial Bosch, que agora financia a startup com sede em Redwood City, na Califórnia, liderada pelo cofundador e CEO Michael Beebe.

Osentoski, que trabalha como diretora de operações da Mayfield, e Hsiao, a diretora de tecnologia da startup, passaram muito tempo pensando na personalidade de Kuri. Elas trouxeram um animador contratado da Pixar para desenvolver a maneira de Kuri se mover.

Elas não estabeleceram um gênero para Kuri -- segundo elas, os consumidores podem escolher o pronome que preferirem --, mas não querem que Kuri seja chamado de "coisa". Essa atenção aos detalhes aparece no protótipo. O produto final deverá ser vendido na próxima temporada de Natal por US$ 699.

Existe um grande mercado para um adorável robô doméstico de US$ 700? Talvez não. Mas para pais com filhos pequenos para entreter, o robô Kuri definitivamente é mais barato do que ter um cachorro ou gato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos