Bolsas

Câmbio

Novas formas de comer panquecas na Terça-Feira Gorda

Richard Vines

(Bloomberg) -- As panquecas se tornaram uma comida tradicionalmente doce em muitos países na Terça-Feira Gorda, que cai no dia 28 de fevereiro. Mas a grande surpresa é o quanto elas variam, de um lanche salgado na Índia a delícias embebidas em cerveja nas mãos de um chef francês experiente. A seguir, confira algumas variações inusitadas, como um rolinho italiano recheado de ricota e coberto com queijo e manteiga a flocos de chili e chutney de tamarindo.

Inglaterra

Lembro-me bem das panquecas de quando eu era criança, em minha infância na Inglaterra do pós-guerra. O racionamento de alimentos acabou logo depois que eu nasci, e minha mãe costumava cobrir nossas panquecas com geleia de morango. É claro que hoje em dia as coisas estão um pouco mais sofisticadas. "Uma excelente forma de comer panqueca é flambada com conhaque", diz o chef Fergus Henderson, do restaurante St John, em Londres. "Possivelmente não é uma opção para as crianças."

França

Os franceses preferem os crepes, um parente próximo da panqueca, só que mais amanteigado e saboroso. "Tenho alguns truques para que a massa fique mais leve", diz o chef Pierre Koffmann. "O primeiro é trocar o leite por cerveja." A segunda dica é deixar a mistura descansando durante muito tempo, se possível, a noite inteira. Por último, adicionar açúcar assim que o crepe estiver cozido, para que ele derreta com o calor e fique suave.

Índia

Os indianos comem uttapam, que são umas panquecas finas e saborosas à base de arroz, ou dosas crocantes, mais parecidas com um crepe. A chef Romy Gill, do Romy's Kitchen em Bristol, nasceu na Índia, e seus filhos, que nasceram no Reino Unido, adoram as panquecas americanas. Ela lhes prepara um híbrido, com a massa normal de panquecas e acrescentando sementes de ajwain (alcaravia), uns poucos flocos de chili e chutney de tamarindo. "As panquecas ficam com a textura tradicional, mas sabores diferentes e o tamarindo dão um toque doce", diz ela.

Itália

Os italianos gostam de comer crespelle alla Fiorentina em casamentos e outras comemorações. São crepes recheados de ricota, espinafre, gema de ovo e noz-moscada. O chef Francesco Mazzei coloca por cima um gratinate de queijo Grana Padano e manteiga com chalotas refogadas. "Sirva com um molho de tomate condimentado com sálvia", diz ele. "É delicioso e vegetariano."

Japão

"Gostamos de panquecas bem fofas e macias", diz Hideko Kawa, que foi professora do Ensino Médio na cidade de Kanazawa antes de se tornar uma das principais chefs de pastelaria da Europa. "Eu preparo-as como um suflê, usando farinha de arroz e acrescentando aos poucos uma mistura de merengue." Ela cozinha suavemente em uma panela tampada durante cinco minutos e depois vira a panqueca. Kawa condimenta-as com matcha (chá verde) ou canela e chocolate, ou com algo salgado, como frango karaage, chili e maionese.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos