IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Os aeroportos com aterrissagens mais assustadoras dos EUA

Justin Bachman

20/03/2017 12h30

(Bloomberg) -- Para um piloto de uma companhia aérea comercial, algumas aterrissagens são relativamente fáceis -- pense nos aeroportos com pistas longas e claras, localizados em um terreno plano no nível do mar, com clima ameno e tráfego modesto.

Não estamos aqui para falar deles.

A aproximação final e a aterrissagem representam os aspectos mais desafiadores do trabalho de um piloto, e é aí que a maioria dos acidentes acontece. Imagine campos de aviação onde congestionamento, características geográficas, ventos, altitude e outros fatores podem complicar a aproximação. Esses aeroportos também podem colocar à prova os critérios de um piloto para se dispor a desistir de aterrissar e dar meia-volta.

Honeywell Aerospace, uma importante fabricante de instrumentos eletrônicos para aeronaves que faz parte da Honeywell International, compilou alguns dos aeroportos mais desafiadores dos EUA. A lista não está em ordem de dificuldade, mas Aspen/Pitkin County é famoso por dar muito trabalho aos aviadores e recebeu uma menção especial de mais de uma dúzia de pilotos da Honeywell que foram consultados. Entre outros onde a aproximação e a aterrissagem podem ser frequentemente uma luta: Juneau, LaGuardia de Nova York e o aeroporto de San Diego.

Aeroporto Aspen/Pitkin County

Aspen, Colorado

Poucos aeroportos desafiam um piloto a ponto de provocar dores de cabeça como o de Aspen, playground de ricos e famosos. A aproximação implica descender em um espaço estreito, cercado por montanhas dos dois lados e frequentemente nublado. Além disso, os ventos podem mudar rapidamente, com rajadas traiçoeiras. A aproximação em Aspen é "como disparar em um campo minado" com pouca margem de erro, disse um piloto ao Los Angeles Times em 2001.

Aeroporto Internacional de Juneau

Juneau, Alasca

Arrodeada por um terreno montanhoso, Juneau é elogiada por ser uma cidade pitoresca, mas às vezes é criticada pelos pilotos. A região também tem climas nublados e chuviscos em abundância, com tetos de nuvens baixas.

Aeroporto LaGuardia

Cidade de Nova York

A 16 quilômetros ao leste de Manhattan, LaGuardia fica sob um dos espaços aéreos mais congestionados do mundo, com dois grandes centros internacionais a poucos quilômetros ao sudeste (John F. Kennedy) e ao sudoeste (Newark Liberty). Ele também tem um fluxo de tráfego de alta densidade -- aproximadamente 17 horas por dia -- por causa de sua localização, já que é o mais próximo de Manhattan dos três aeroportos da cidade. Se seu voo for aterrissar em LaGuardia, escolha um assento do lado esquerdo do avião -- para ter a melhor vista da Estátua da Liberdade e do baixo Manhattan na aproximação. Escolha um assento do lado direito na época do verão local para ter a chance de ver assustadoramente de perto as pessoas que tomam banho de sol nos terraços do Queens logo antes de aterrissar.

Aeroporto Internacional de San Diego

San Diego, Califórnia

Pilotos reportam rajadas de vento de cauda frequentes que podem exigir ajustes rápidos na aproximação. Voos que estão chegando costumam aterrissar para o oeste, o que significa que os passageiros podem ver os edifícios de escritórios e estacionamentos do cento. Olhe pela janela quando estiver chegando ao antigo Lindbergh Field -- é uma aterrissagem inesquecível.