IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Um fogão de acampamento que também carrega seus eletrônicos

Matthew Kronsberg

23/03/2017 13h48

(Bloomberg) -- Um novo fogão de acampamento está usando a atividade comunitária mais antiga da humanidade -- cozinhar sobre fogo -- para suprir nossa mais recente obsessão comum: compartilhar fotos de nossas refeições nas redes sociais.

O CampStove 2, da BioLite, disponível por US$ 130, emprega tecnologia termelétrica para transformar o calor do cozimento em eletricidade. Ele pode ativar o ventilador interno que turbina seu fogo e, através da porta USB integrada, carregar uma série de luzes LED opcionais. Ele pode até mesmo recarregar seu telefone, mesmo se você estiver embrenhado na mata.

O fogão pesa menos de um quilo (907 gramas) e tem duas partes. O corpo, um recipiente de aço com três pernas, é mais ou menos do tamanho de uma lata grande de cerveja Foster; a segunda parte, um módulo de energia, está equipado com três colunas de luzes LED que medem a intensidade do fogo, a velocidade do ventilador e a bateria disponível. Este módulo se encaixa perfeitamente no corpo do fogão e pode ser transportado e guardado com facilidade.

Quando você estiver pronto para começar a cozinhar, é fácil acender o fogo. Enganche o módulo de energia no corpo do fogão e encha a câmara de combustão de lenha e gravetos ? varetas, paus e até pinhas servem ? e acenda. Um ventilador de quatro velocidades obriga o ar a passar pela câmara de combustão através de buracos para tornar a queima mais eficiente, com até 95 por cento menos de emissões de fumaça que uma fogueira a lenha comum.

Com capacidade para aquecer a 10.000 BTUs, o fogão pode levar um litro de água à ebulição em menos de 5 minutos, mas você pode controlar a intensidade do fogo ajustando a velocidade do ventilador. Quanto mais quente o fogo, mais rapidamente a bateria se carregará.

A eletricidade é gerada por meio de um processo termelétrico conhecido como efeito Seebeck, um fenômeno que transforma uma diferença de temperatura em energia elétrica. Com uma chama plena, você obtém cerca de 3 watts de produção elétrica. Conecte seu telefone pela porta USB integrada e ele vai levar aproximadamente o mesmo tempo para carregar do que com um carregador portátil comum. E como o módulo de energia está equipado com uma bateria de 2600mAh, você pode extrair energia quando o fogão não estiver em uso.

Por mais que queira turbinar suas viagens de acampamento, a BioLite tem em mente uma missão muito maior. A tecnologia ecológica de cozimento e energia da empresa está chegando, por meio de ONGs e organizações de microcrédito, a famílias da Índia, da África subsaariana e de outras partes do mundo onde a energia é escassa e onde a preparação de alimentos com fogueiras em ambientes fechados é uma fonte de doenças respiratórias crônicas. Esse fogão de acampamento, que pode ser aceso rapidamente com qualquer coisa e que produz energia, é excelente por si só, mas o mais interessante para pensar enquanto você toma o seu café é mesmo a missão a que ele se propõe.