IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google aposta em IA para iPhone e serviço de álbum de fotos

Mark Gurman e Mark Bergen

16/05/2017 13h43

(Bloomberg) — O software de inteligência artificial do Google já está dentro dos telefones, alto-falantes e relógios inteligentes Android. Na conferência Google I/O desta semana, a unidade da Alphabet planeja levá-la a pelo menos mais três lugares: iPhones, mesas de centro e cozinhas.

A empresa com sede em Mountain View, na Califórnia, deverá anunciar uma versão de seu assistente com IA para o iPhone, da Apple, na quarta-feira, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

O Assistant, tecnologia ativada por voz do Google revelada na I/O do ano passado e lançada no último trimestre do ano, compete com Siri da Apple e com Alexa da Amazon.com. O software deverá chegar ao iPhone como um aplicativo gratuito e independente que pode ser baixado na App Store da Apple, segundo a pessoa. O app chegaria primeiro nos EUA, mas o Google está trabalhando para oferecer a compatibilidade em outros países no futuro.

Assim como o Assistant nos smartphones Pixel, do Google, a versão para iPhone receberá comandos de voz, disse a pessoa. A diferença é que o aplicativo não virá pré-instalado no iPhone, uma possível barreira para uma adoção ampla. Contudo, o Assistant se integrará a outros aplicativos do Google no iPhone, então um usuário poderia pedir para ver um vídeo e o YouTube começaria a reproduzi-lo.

A IA do Google aparecerá em outros produtos novos nesta semana. O popular app Photos da empresa será atualizado com um recurso para criar de álbuns de fotos físicos para mesas de centro, segundo a pessoa familiarizada com o assunto. No ano passado, o Google atualizou o software de IA que opera o Photos para que o serviço pudesse criar álbuns automaticamente combinando imagens relevantes e relacionadas.

Os usuários poderão encomendar pelo aplicativo Photos álbuns de fotos físicos e impressos que serão entregues em casa, disse a pessoa. O Google planeja oferecer diversos tipos de materiais de livros para o serviço, e uma das opções custará US$ 10 por álbum, acrescentou a pessoa. A Apple oferecia um serviço similar para seu aplicativo de fotos nos computadores Mac, mas descontinuou o recurso há cerca de um ano.

O Google é outro grande rival da Shutterfly, que oferece um serviço digital de armazenamento de fotos, álbuns de fotos e calendários. Quando a Amazon lançou uma oferta concorrente no ano passado, as ações da Shutterfly caíram mais de 10 por cento em um dia.

O Google também integrará o Assistant a eletrodomésticos GE, como geladeiras, lava-louças, fogões e máquinas de lavar e secar roupas. Os usuários poderão perguntar ao Assistant quantas unidades de detergente restam no lava-louça, pedir que pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius ou perguntar se a roupa está lavada.

O site de notícias Android Police publicou anteriormente que o Assistant do Google chegará ao iPhone. Uma porta-voz do Google preferiu não comentar o assunto.