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Novo auge das bicicletas na China não ajuda grandes fabricantes

Bloomberg News

(Bloomberg) -- Na China, o fenômeno do compartilhamento de bicicletas está mudando a forma de locomoção das pessoas nas cidades ? e obrigando fabricantes negociadas na bolsa a brigar para ficar com uma parte dos lucros.

Em grandes cidades, como Pequim e Xangai, as calçadas estão se enchendo de bicicletas estacionadas que qualquer pessoa pode desbloquear com um aplicativo do celular. O custo é de uns poucos centavos de dólar por hora, e depois os usuários podem deixá-las em qualquer lugar, ao contrário dos esquemas de aluguel nas cidades ocidentais, onde geralmente é preciso devolver as bicicletas a pontos específicos.

À medida que a concorrência fica mais acirrada ? só em Pequim, pelo menos sete empresas oferecem esses serviços ?, as maiores fabricantes de bicicleta estão tentando pegar carona com essa tendência. As ações dessas empresas têm caído, porque o compartilhamento de bicicletas pode prejudicar as vendas, já abaladas pela desaceleração econômica da China e pela concorrência de fabricantes de menor porte.

A Giant Manufacturing, de Taiwan, maior fabricante de bicicletas do mundo por valor de mercado, entregará 600.000 unidades até o final do ano à Ofo, uma empresa de aluguel cujas magrelas amarelas dominam mais de metade do mercado na China. A Shanghai Phoenix Enterprise Group, que fabrica bicicletas na China desde a década de 1950, afirmou neste mês que também fornecerá pelo menos 5 milhões de unidades à Ofo, que tem sede em Pequim.

As fabricantes de bicicletas "estão em uma encruzilhada agora", disse Rui Shi, analista da consultoria iResearch Consulting Group, em Pequim. "É inevitável que as grandes fabricantes busquem cooperar com as empresas de aluguel, porque o transporte compartilhado vai prejudicar as vendas no varejo de modelos baratos."

Até agora, as empresas de aluguel recorreram a fabricantes pequenas, que forneceram modelos básicos a um custo baixo. Tianjin Flying Pigeon Cycle Development e Tianjin Fuji-ta Bicycle, ambas de propriedade privada, são algumas das fornecedoras da Ofo. A principal rival da Ofo, Mobike, montou suas exclusivas bicicletas alaranjadas, que usam um sistema de trava GPS, com a ajuda da Foxconn Technology Group e da Tianjin Aima Sport Goods, de acordo com o jornal Beijing Morning Post.

"Algumas fabricantes negociadas na bolsa demoraram a entrar no negócio de compartilhamento de bicicletas", disse Wang Chenxi, analista da Analysys International, uma empresa de pesquisa na Internet em Pequim. "Elas são mais cautelosas do que as fabricantes privadas pequenas e levam muito mais tempo para tomar decisões."

Ações

As ações da Giant caíram mais de 30 por cento nos últimos dois anos, enquanto a empresa reorganizava a administração em meio à queda dos lucros. As ações estão subindo em Taiwan, mas a Giant atingiu o menor valor em quatro anos no mês passado após atribuir seu primeiro declínio anual das vendas em sete anos à queda de mais de 20 por cento da receita na China. A maior economia da Ásia representa cerca de um terço da receita total da Giant, de acordo com Chun-Hao Chang, analista dedicado a ações de empresas de lazer e consumo na President Capital Management, em Taipei.

A Phoenix deu um salto no ano passado devido à especulação de que estaria cooperando com empresas importantes de compartilhamento de bicicletas. Mas as ações caíram quando a companhia negou isso e agora estão 48 por cento abaixo do pico registrado em dezembro. A Phoenix ainda não deu detalhes sobre contratos ou preços do acordo fechado neste mês para fornecer bicicletas à Ofo.

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