IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hong Kong ou Cingapura: qual a melhor cidade para expatriados?

Eric Lam

29/06/2017 12h13

(Bloomberg) -- Na disputa para atrair profissionais para as sedes regionais de multinacionais, Hong Kong e Cingapura estão lado a lado há muito tempo. Muitas empresas transferem obrigatoriamente os gerentes a uma das duas ? muitas vezes dependendo de se suas obrigações têm foco maior no Sudeste Asiático ou na China ?, mas outras permitem que seus melhores profissionais escolham.

Antes da transferência de Hong Kong ao governo chinês em 1997, a cidade levava vantagem pelas expectativas de abertura da economia chinesa, pelo papel da cidade como depósito na fronteira e pelo setor bancário que ia tirar proveito disso. Agora, a campanha de inovação e tecnologia de Cingapura faz com que a Cidade dos Leões esteja em ascensão, disse Karen Koh, da empresa de recrutamento e consultoria HRnetOne, que trabalha no escritório de Hong Kong da empresa com sede em Cingapura.

"Vinte anos atrás, Hong Kong era um destino mais popular para expatriados do que Cingapura por causa das oportunidades de emprego ou da percepção de que o setor bancário era muito mais forte em Hong Kong", disse ela. "Acho que o setor bancário nunca vai conseguir se comparar com Hong Kong, mas outros setores de Cingapura cresceram."

A seguir, um breve guia para os expatriados que estão decidindo se optar por Hong Kong ou Cingapura:

1. Salários e custos

Os salários mais altos em Hong Kong para empregos no setor financeiro são em média 25 por cento mais altos que em Cingapura, segundo dados compilados pela Bloomberg da pesquisa salarial de 2017 da empresa de recrutamento Robert Walters. Essa tendência é observada na maioria dos setores.

Contudo, esses dólares adicionais não necessariamente valem mais em Hong Kong. A cidade superou Tóquio como a mais cara da região e é a segunda mais cara do mundo para expatriados depois da capital de Angola, Luanda, segundo a última pesquisa sobre custo de vida da consultoria ECA International. Cingapura ficou no 24° lugar da lista.

2. Moradia

No geral, os aluguéis em Hong Kong são 47 por cento mais caros, segundo dados de junho da Expatistan.com. O aluguel mensal de uma residência mobiliada com 83 metros quadrados em uma área cara custa cerca de US$ 2.600 em Cingapura e quase US$ 4.900 em Hong Kong, afirmou o site.

3. Negócios e investimentos

Quem deseja pôr dinheiro em investimentos locais tem se dado melhor em Hong Kong com os anos. Investidores em imóveis aproveitaram uma disparada de 400 por cento nos preços das casas secundárias desde a última crise imobiliária, em 2003. O mercado acionário de Hong Kong também superou o de Cingapura nos últimos cinco anos.

Contudo, o apelo de Cingapura é maior que o de Hong Kong como destino para as empresas em termos de preços, segundo um relatório feito no ano passado pela DTZ e a Cushman & Wakefield. Hong Kong sofre com os custos mais altos, e Cingapura tem aluguéis de escritórios mais baratos - cerca de metade do preço por metro quadrado, afirma o relatório. Cingapura fica em segundo lugar da Ásia, atrás da Coreia do Sul, e em sexto no mundo todo no Bloomberg Innovation Index.