IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trabalho depois dos 70: americanos não conseguem se aposentar

Ben Steverman

10/07/2017 13h51

(Bloomberg) -- Cada vez mais americanos estão passando seus anos dourados trabalhando.

Quase 19% das pessoas com 65 anos ou mais estavam trabalhando pelo menos meio período no segundo trimestre de 2017, de acordo com o relatório sobre empregos dos EUA divulgado na sexta-feira.

A proporção emprego/população dessa faixa etária só foi tão alta há 55 anos, antes de os aposentados americanos conquistarem benefícios melhores de assistência médica e Seguridade Social a partir do fim da década de 1960.

Na geração dos baby boomers (os nascidos na explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial) cada vez mais pessoas continuam trabalhando após a idade tradicional de aposentadoria, 65 anos. No último trimestre, 32 por cento dos americanos entre 65 e 69 anos tinham um emprego.

Até mesmo depois dos 70 anos de idade um número crescente de idosos não quer, ou não pode, se aposentar. No último trimestre, 19% das pessoas entre 70 e 74 anos de idade estavam trabalhando, contra 11% em 1994.

Os americanos mais velhos estão trabalhando mais e quem tem menos de 65 anos está trabalhando menos, uma tendência que deve continuar, segundo projeções do Escritório de Estatísticas de Trabalho dos EUA (BLS, na sigla em inglês).

Em 2024, 36% das pessoas entre 65 e 69 anos serão participantes ativos do mercado de trabalho, afirma o BLS, em comparação com apenas 22% em 1994.

Expectativa de vida e necessidade

Uma série de fatores mantém os americanos mais velhos na força de trabalho. Muitos são mais saudáveis e vivem mais tempo do que os das gerações anteriores. Alguns decidem não se aposentar completamente porque gostam de seus trabalhos ou simplesmente porque querem permanecer ativos.

Outros precisam do dinheiro. Quanto mais tempo se trabalha, mais fácil é pagar uma aposentadoria confortável. A vida mais longa e o aumento dos custos de assistência médica tornaram a aposentadoria mais cara, ao mesmo tempo em que a estagnação salarial e a diminuição da pensão tradicional tornaram mais difícil economizar o suficiente.

Os EUA não são o único lugar onde as pessoas estão planejando trabalhar por mais tempo. Em todo o planeta, trabalhadores de todas as idades estão adiando cada vez mais a meta da aposentadoria.

A participação das pessoas mais velhas na força de trabalho nos EUA é maior do que em qualquer outro momento desde antes da criação do Medicare. Mais americanos mais velhos poderiam estar trabalhando, no entanto, se estivessem mais saudáveis e tivessem melhores perspectivas de emprego.