Bolsas

Câmbio

RV é habilidade de maior crescimento para freelancers on-line

Isabel Gottlieb

(Bloomberg) -- Neste momento em que as grandes empresas de tecnologia do mundo estão investindo fortemente em realidade virtual, o grupo relativamente pequeno de trabalhadores especializados nesse campo incipiente enxerga grandes benefícios.

A procura por freelancers na internet com experiência em RV cresceu muito mais rapidamente do que a busca por pessoas com qualquer outra habilidade no último trimestre. O faturamento dos projetos de RV se multiplicou em mais de 30 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo informações dos EUA fornecidas pelo website da Upwork, que conecta freelancers a empregadores.

Por enquanto a RV tem tido dificuldades para se popularizar, já que a tecnologia está em grande parte confinada aos jogos de videogame de ponta. O Facebook, que comprou a fabricante de headsets de RV Oculus em 2014 por US$ 2 bilhões, já vem reduzindo os preços do headset Oculus e está trabalhando em uma versão mais amigável ao consumidor para ser vendida no ano que vem. Entre as demais empresas que fabricam headsets de RV estão a Samsung Electronics, o Google, da Alphabet, e a Sony.

De uma forma geral, as habilidades relacionadas ao setor de tecnologia representaram quase dois terços da lista da Upwork com as 20 habilidades de mais rápido crescimento. Especialidades relacionadas à inteligência artificial, como processamento de linguagem natural, redes neurais e processamento de imagens, dominaram o topo da lista. Pessoas especializadas em econometria, uma subespecialidade da economia que envolve a construção de modelos matemáticos para explicar e prever o mundo real, também viram um grande aumento na demanda por seu trabalho.

O mercado para muitos desses trabalhadores ainda é pequeno, mas está crescendo em relação à base praticamente inexistente de um ano atrás. Por exemplo, atualmente cerca de 2.500 freelancers no site da Upwork listam RV como uma de suas habilidades, contra 106 indivíduos nesta mesma época do ano passado.

Para entrar em contato com o repórter: Isabel Gottlieb em New York, aito16@bloomberg.net.

Para entrar em contato com a editora responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos