IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eclipse nos EUA provocará forte queda de temperatura

Brian K. Sullivan

21/08/2017 15h10

(Bloomberg) -- A temperatura poderá cair quando a sombra da Lua atravessar os EUA. Milhões de americanos em um corredor de 113 quilômetros de largura do Oregon à Carolina do Sul verão o céu escurecer quando o Sol sumir, mesmo que seja apenas por alguns minutos.

As temperaturas nessas áreas podem diminuir até 5,6 graus Celsius, segundo Paul Walker, meteorologista da AccuWeather em State College, Pensilvânia. Outras partes do país verão apenas um eclipse parcial.

"Isso supondo um céu totalmente ensolarado", disse Walker por telefone. "Veremos uma queda das temperaturas onde acontecer um eclipse total", disse ele, em referência à faixa dos EUA no caminho do eclipse onde o Sol será totalmente bloqueado.

O eclipse vai impedir a energia do Sol de aquecer o solo, aquecer a atmosfera e fornecer eletricidade. Isso também pode acontecer em um dia de chuva, neblina ou até mesmo por uma tempestade repentina no lugar errado. Considerando os limites das previsões meteorológicos modernas, prever o clima com antecedência para um evento que dura apenas alguns minutos é quase impossível.

Horários

O frio atingirá um pico cerca de cinco a 20 minutos após a passagem da sombra da Lua. As temperaturas poderiam demorar três horas para voltar a subir nas Grandes Planícies e no litoral leste dos EUA, disse Brad Harvey, meteorologista da MDA Weather Services em Gaithersburg, Maryland.

No litoral oeste, o eclipse deve começar pouco depois das 9 horas, horário local, e atingir o pico por volta das 10h15. No centro dos EUA, isso acontecerá às 13h18 em St. Louis. O litoral leste verá o maior efeito depois das 14h30.

Regiões

Uma das coisas estranhas que podem acontecer em uma microescala é a ocorrência de neblina quando a luz do Sol desaparecer e as temperaturas diminuírem. Os meteorologistas também devem levar em conta que a trajetória do eclipse atravessa três zonas meteorológicas diferentes.

Uma delas é o Noroeste dos EUA, que geralmente é claro e ensolarado nesta época do ano, exceto ao longo da costa, disse Henson. Portanto, quem mora no interior provavelmente terá uma boa chance de ver o eclipse.

As chuvas e tempestades elétricas previstas para a região do Nebraska ao Missouri para o domingo à noite poderiam continuar nesta segunda-feira, disse Frank Pereira, meteorologista do Centro de Previsão Meteorológica dos EUA em College Park, Maryland. O sul de Illinois, Kentucky e Tennessee deverá ter bom tempo.

Finalmente, a leste do Rio Mississipi, o padrão do verão típico do Hemisfério Norte pode provocar à tarde tempestades que são difíceis de prever com antecedência e podem tornar a visualização do eclipse difícil.

E se isso acontecer? Bom, a América do Norte terá outra chance de eclipse solar total em abril de 2024.