IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Startup de Musk recebe recursos para unir cérebro e máquina

Dana Hull

28/08/2017 11h08

(Bloomberg) -- A Neuralink, startup cofundada pelo bilionário Elon Musk, adotou medidas para vender até US$ 100 milhões em ações para financiar o desenvolvimento de uma tecnologia que conecta cérebros humanos a computadores.

A empresa com sede em São Francisco já recebeu US$ 27 milhões em financiamento, segundo declaração à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês). Musk afirmou no Twitter, na sexta-feira, que a Neuralink não está buscando investidores externos. Um porta-voz não respondeu às perguntas sobre a origem dos recursos.

Musk, 46, é CEO da Tesla e da Space Exploration Technologies e tem vários outros projetos de estimação, incluindo um empreendimento para perfuração de túneis para estradas e sistemas de transporte baseados em tubos, conhecidos como hyperloop, além de outro projeto para o desenvolvimento responsável de inteligência artificial.

Em junho, Musk disse que a Neuralink é uma prioridade que vem depois dos compromissos muito mais demandantes de suas empresas automotiva e de foguetes. "A Boring consome, talvez, 2 por cento do meu tempo; a Neuralink, 3 por cento a 5 por cento do meu tempo; a OpenAI terá uns 2 por cento; e os mais de 90 por cento restantes são divididos entre a SpaceX e a Tesla", disse Musk, na assembleia anual de acionistas da fabricante de automóveis elétricos.

Poucos detalhes são conhecidos sobre a Neuralink. O lacônico website da empresa afirma que ela está "desenvolvendo interfaces cérebro-máquina de banda ultraelevada para conectar humanos e computadores". A empresa também está recrutando engenheiros e cientistas para fazerem parte da iniciativa.

"Não é necessária nenhuma experiência em neurociência: talento e motivação são muito mais importantes", afirma a empresa no site. "Nossa expectativa é que a maior parte de nossa equipe venha de outras áreas e setores."