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P&G inclui fragrâncias em iniciativa em prol da transparência

Lauren Coleman-Lochner

(Bloomberg) -- A Procter & Gamble aposta que Febreze continuará tendo um cheiro delicioso quando os clientes souberem que o produto contém tetrahidrolinalol.

A maior empresa de produtos de consumo do mundo começará a listar os ingredientes em fragrâncias de itens como Febreze e Herbal Essences, abrindo uma nova frente na iniciativa de tornar os rótulos mais transparentes.

A P&G vem ouvindo há anos que os clientes desejam mais informações, disse o porta-voz Scott Heid. "Eles queriam saber mais" sobre fragrância, disse Heid, que tem um doutorado em toxicologia.

A medida chega depois que a Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, anunciou que os fornecedores passarão a ser obrigados a enumerar todos os ingredientes dos produtos a partir do próximo ano e que a Target ordenou o mesmo para 2020. Ambas as varejistas também estão pedindo a remoção de determinados produtos químicos, como o formaldeído.

A P&G agora quer ajudar os consumidores que "não entenderam nenhum dos ingredientes ou os nomes dos ingredientes" quando a empresa divulgou em 2012 uma lista dos componentes que usa e proíbe, sem especificar o que cada um de seus produtos contém. Heid acrescentou que divulgar essas informações é importante para uma parcela significativa dos consumidores, porque pelo menos um quarto deles agora afirma analisar essa informação.

Ao divulgar o conteúdo de um produto, as empresas frequentemente excluem componentes específicos e optam por termos genéricos como "fragrância" ? o que pode resultar na omissão de dezenas de ingredientes.

Meta 2019

A P&G pretende que todos os ingredientes de fragrâncias de seus mais de 2.000 produtos perfumados estejam listados na internet até o fim de 2019. A companhia começará com as categorias tecido, casa e beleza, e também fornecerá informações sobre como os ingredientes são usados e onde mais eles são encontrados.

De acordo com a nova política, a empresa listará qualquer substância presente em concentrações superiores a 0,01 por cento.

A Unilever, a segunda maior empresa de produtos de consumo, informou em fevereiro que começará a listar na internet seus ingredientes de fragrância para seus produtos para a casa e de cuidados pessoais. Tanto a Unilever como a P&G também listam alérgenos comuns contidos em seus produtos americanos, uma medida que é obrigatória na Europa.

As empresas estão enfrentando marcas mais novas, como a Beautycounter, que têm apelo com os consumidores, muitos deles mais jovens, que buscam ingredientes mais ecológicos.

"Estamos ampliando nossos esforços nesse espaço", disse Tracey Long, outra porta-voz da P&G. Estimular a preferência por opções mais naturais está influenciando "o modo como pensamos sobre a oferta de produtos em nossa carteira de opções".

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