P&G inclui fragrâncias em iniciativa em prol da transparência
(Bloomberg) -- A Procter & Gamble aposta que Febreze continuará tendo um cheiro delicioso quando os clientes souberem que o produto contém tetrahidrolinalol.
A maior empresa de produtos de consumo do mundo começará a listar os ingredientes em fragrâncias de itens como Febreze e Herbal Essences, abrindo uma nova frente na iniciativa de tornar os rótulos mais transparentes.
A P&G vem ouvindo há anos que os clientes desejam mais informações, disse o porta-voz Scott Heid. "Eles queriam saber mais" sobre fragrância, disse Heid, que tem um doutorado em toxicologia.
A medida chega depois que a Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, anunciou que os fornecedores passarão a ser obrigados a enumerar todos os ingredientes dos produtos a partir do próximo ano e que a Target ordenou o mesmo para 2020. Ambas as varejistas também estão pedindo a remoção de determinados produtos químicos, como o formaldeído.
A P&G agora quer ajudar os consumidores que "não entenderam nenhum dos ingredientes ou os nomes dos ingredientes" quando a empresa divulgou em 2012 uma lista dos componentes que usa e proíbe, sem especificar o que cada um de seus produtos contém. Heid acrescentou que divulgar essas informações é importante para uma parcela significativa dos consumidores, porque pelo menos um quarto deles agora afirma analisar essa informação.
Ao divulgar o conteúdo de um produto, as empresas frequentemente excluem componentes específicos e optam por termos genéricos como "fragrância" ? o que pode resultar na omissão de dezenas de ingredientes.
Meta 2019
A P&G pretende que todos os ingredientes de fragrâncias de seus mais de 2.000 produtos perfumados estejam listados na internet até o fim de 2019. A companhia começará com as categorias tecido, casa e beleza, e também fornecerá informações sobre como os ingredientes são usados e onde mais eles são encontrados.
De acordo com a nova política, a empresa listará qualquer substância presente em concentrações superiores a 0,01 por cento.
A Unilever, a segunda maior empresa de produtos de consumo, informou em fevereiro que começará a listar na internet seus ingredientes de fragrância para seus produtos para a casa e de cuidados pessoais. Tanto a Unilever como a P&G também listam alérgenos comuns contidos em seus produtos americanos, uma medida que é obrigatória na Europa.
As empresas estão enfrentando marcas mais novas, como a Beautycounter, que têm apelo com os consumidores, muitos deles mais jovens, que buscam ingredientes mais ecológicos.
"Estamos ampliando nossos esforços nesse espaço", disse Tracey Long, outra porta-voz da P&G. Estimular a preferência por opções mais naturais está influenciando "o modo como pensamos sobre a oferta de produtos em nossa carteira de opções".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.