Um futuro no qual será possível usar yuan em vez de dólar
(Bloomberg) -- O yuan registra o maior nível em mais de um ano, mas os esforços da China para internacionalizar a moeda continuam em sua infância. Mark Tinker, da AXA Framlington Asia, contudo, identificou uma área na qual a moeda oferecerá uma alternativa ao dólar.
A fixação de preços de ativos em yuans pela China -- aliada ao plano da Bolsa de Valores de Hong Kong de vender contratos de ouro físico com preço fixado na moeda chinesa -- criará um sistema no qual os países poderão evitar o sistema bancário dos EUA, disse Tinker, em nota de 30 de agosto.
"Após aceitar o pagamento por petróleo ou gás em RMB, o vendedor, seja a Rússia, a Arábia Saudita ou qualquer outro nesse sentido, não precisa se preocupar por ter um excesso de RMB, ele pode simplesmente trocar a moeda de volta por ouro", disse Tinker, usando a sigla de renminbi, nome oficial do yuan. "Estamos caminhando em direção a um mundo multipolar."
Esse mundo ainda está longe -- o yuan respondeu por apenas 2 por cento dos pagamentos globais da Swift em julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.