IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Um item crucial para seu próximo voo e outras dicas de viagem

Mark Ellwood

31/08/2017 12h44

(Bloomberg) -- Sam Bompas é um Willy Wonka da vida real. Com seu amigo de universidade que virou parceiro de negócios, Harry Parr, ele dirige a Bompas & Parr, um estúdio de Londres famoso por suas instalações malucas feitas com alimentos, como uma nuvem de gim tônica conhecida como Alcoholic Architecture, menires esculpidos para o Dia dos Namorados ou o pula-pula Jump for Joy no Museu de Sexo de Nova York. Uma retrospectiva das obras de sua firma está em cartaz no MAM de São Paulo.

Bompas viaja entre 128.000 e 160.000 quilômetros por ano, principalmente pela British Airways. "Não acho que viajar longas distâncias seja muito difícil", diz ele, mas Bompas é um passageiro frequente que não liga para acumular pontos. "Sinceramente, nunca usei nenhum ponto."

Combate infernal ao jet leg com exercícios e bebidas alcoólicas

Eu aplico os princípios da "semana infernal" da Força de Operações Especiais da Marinha dos EUA para as rotas longas. Durante essa semana, os candidatos são submetidos a uma série implacável de provações e, se conseguiram aguentar, eles entram em uma das melhores unidades de combate do mundo, cujo lema é "o único dia fácil foi ontem". Soube que, durante essa semana extenuante eles só podiam dormir duas vezes, durante 20 minutos cada ? uma vez em um fosso, a outra enquanto outros candidatos realizam um exercício de disparo sobre sua cabeça. O único modo de sobreviver [a essa semana] é aumentar exponencialmente o volume de alimentos que eles consomem, para 6.000 calorias por dia.

Eu adoto uma abordagem semelhante ao viajar, especialmente a trabalho: menos tempo de sono, cinco refeições e exercícios físicos. Também consumo muita bebida alcoólica. É que um dos problemas do jet lag é seu relógio biológico. Você está em seu ciclo diurno, e o álcool é realmente bom para atordoar completamente seu relógio biológico: você vai ficar acordado quando deveria dormir, você vai dormir quando deveria estar acordado. Por isso, você pode desativar seu relógio biológico com bebidas alcoólicas. Intensifique as atividades físicas para acelerar seu metabolismo, e você conseguirá sobreviver.

Um único item para maximizar o sabor da comida do avião

Nos aviões, você está em um ambiente incrivelmente árido, então os alimentos têm muito menos sabor. Eu literalmente [escolho] viajar com as companhias aéreas asiáticas por causa da comida com curry ou altamente temperada. Isso também acontece na Estação Espacial Internacional da Nasa e nas estações de pesquisa da Antártida: o ambiente é tão seco que o paladar muda. Nesses lugares, o item de maior valor é [o molho] Tabasco ? as pessoas se matam pelo Tabasco. Por isso, vale a pena encontrar um espaço em sua bagagem de mão para aqueles frasquinhos pequenos. O mesmo vale na hora de escolher os vinhos: prefira um vinho saboroso e muito encorpado.

Como medir o calibre de um bar só de olhar

A primeira coisa a fazer é prestar atenção na quantidade de gelo que os bartenders colocam nas bebidas. Ao servir um drinque, o barman precisa encher o copo inteiro de gelo, até a boca, e só depois despejar os líquidos. Se colocarem pouco gelo, ele derrete [mais rapidamente] e você fica com um drinque muito mais diluído,completamente aguado. Essa é a primeira coisa que um barman ruim vai fazer: achar que é melhor colocar mais líquido, mas é o contrário.

Para entrar em contato com o repórter: Mark Ellwood em New York, me@mark-ellwood.com.

Para entrar em contato com a editoria responsável: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net.

©2017 Bloomberg L.P.