IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hambúrguer vegetariano que sangra chega às lanchonetes dos EUA

Lydia Mulvany

20/10/2017 14h19

(Bloomberg) -- Parece um hambúrguer e até sangra como um hambúrguer. Mas é feito inteiramente de plantas. O hambúrguer vegetariano da Impossible Foods, que virou o queridinho de chefs de fama internacional como David Chang e de redes gourmet como a Umami Burger, agora está chegando às lanchonetes.

A Impossible Foods está levando o produto a universidades e lanchonetes de empresas. A expansão para o ramo de serviços alimentares, que representa cerca de metade do consumo de carne moída, ocorre no momento em que os restaurantes clientes da empresa registram crescimento de dois dígitos nas receitas das mesmas lojas, afirmou o diretor financeiro da companhia, David Lee, em entrevista em Chicago. A expectativa, segundo ele, é que o produto chegue aos supermercados nos próximos anos e tenha preços competitivos em relação à carne bovina commoditizada.

"A demanda supera a oferta há anos; o consumidor estava pronto para um produto melhor", disse Lee. "Estamos muito interessados e planejando expandir a oferta continuamente."

Em uma nova fábrica em Oakland, na Califórnia, a Impossible está ampliando a produção de sua mistura de trigo e proteína de batata, que é usada, juntamente com outros ingredientes, para criar o hambúrguer. Uma molécula chamada hemo também é adicionada, dando ao produto o aspecto de sangue e o sabor semelhantes aos da carne. A fábrica tem capacidade para 1,4 milhão de libras-peso (635 toneladas) por mês, e com cada libra (453 gramas) são produzidos quatro hambúrgueres. A empresa de capital fechado tem sede em Redwood City, Califórnia.