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Com BMW ou Tesla, motoristas ainda usarão combustíveis fósseis

Serene Cheong

23/10/2017 10h51

(Bloomberg) -- Não é tão fácil ser verde.

Mais motoristas ambientalmente conscientes estão trocando BMWs por Teslas, mas podem simplesmente estar substituindo um combustível fóssil por outro. Dois terços dos investimentos do setor energético serão destinados a infraestruturas solares e eólicas, de baixa emissão de carbono, mas a expansão continuará inferior ao ritmo de adoção de veículos elétricos e ao crescimento da demanda pela eletricidade necessária para movê-los, disse Peter Gaw, diretor-gerente do Standard Chartered.

Isso significa que a eletricidade para recarregar baterias de veículos elétricos será produzida predominantemente com combustíveis fósseis como o gás natural, disse ele nos bastidores de uma conferência em Cingapura, nesta segunda-feira.

"É muito difícil para as energias renováveis acompanhar o ritmo da infraestrutura para transporte com veículos elétricos, por isso o setor de transporte se apoiará no gás natural", disse Gaw, que também é chefe global de energia e recursos naturais do Standard Chartered. De fato, a falta de infraestrutura de estações de recarga rápida, por si só, pode atrasar a conversão para os veículos elétricos, disse ele.

O número de carros deverá dobrar para 1,8 bilhão em todo o mundo em 2035, segundo a BP. A Bloomberg New Energy Finance estima que o número de veículos elétricos chegará a 282 milhões até 2035, o que implica que os veículos elétricos ainda representariam apenas 16 por cento da frota de carros até lá.