IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bitcoin cai com surgimento de nova ramificação da moeda

Justina Lee

24/10/2017 13h07

(Bloomberg) -- Primeiro veio o bitcoin, depois o bitcoin cash -- e agora chega o bitcoin gold.

Uma nova versão da criptomoeda foi formada depois que alguns desenvolvedores dividiram o blockchain, livro-razão digital que serve de base para o bitcoin. Chamada de bitcoin gold, a nova ramificação surge menos de três meses após a criação do bitcoin cash.

A independência em relação a qualquer autoridade central explica parte do apelo do bitcoin, mas também o torna mais vulnerável aos chamados "hard forks", as divisões que ocorrem quando há diferentes visões dentro da comunidade da criptomoeda. Bitcoin gold à parte, mineiros e desenvolvedores do bitcoin travam um debate nos últimos tempos a respeito da atualização de seu protocolo com o objetivo de acelerar as transações. A falta de consenso pode resultar em uma nova cisão no mês que vem.

"Isso é o que será necessário para que o grande público volte a ter acesso à mineração justa", disse Robert Khune, estrategista do projeto bitcoin gold. "Uma divisão bem-sucedida provará que o bitcoin sempre tem a capacidade de escapar de quaisquer fabricantes abusivos de hardware de mineração", a quem ele responsabiliza pela "estagnação desnecessária" deste ano.

O bitcoin caía 4,4 por cento, para US$ 5.652, às 8h55 em Nova York, reduzindo um declínio que chegou a 5,9 por cento. A criptomoeda continua acumulando alta de 36 por cento no mês e o valor sextuplicou no ano.

"O recente declínio do bitcoin foi provocado pela expectativa dos traders de que haverá uma pequena desordem após os próximos hard forks", disse Thomas Glucksmann, chefe de marketing em Hong Kong da bolsa de criptomoedas Gatecoin. "A comunidade de bolsas e carteiras de bitcoins tem se divergido em relação às decisões de apoiar ou rejeitar esses hard forks contenciosos."

A principal inovação do bitcoin gold é que ficou mais fácil para pessoas que não têm hardware especial minerar o ativo digital, segundo seu website. Em vez das poderosas máquinas de mineração chamadas ASICs, usadas para o bitcoin, os usuários podem minerá-la com uma placa de vídeo comum para jogos, de forma similar à mineração do ethereum, informa o website. Após a divisão, os donos de bitcoins podem receber um bitcoin gold para cada bitcoin, caso suas carteiras ou bolsas sejam compatíveis com a nova criação, informa.

Outras divisões podem ser iminentes. Uma parte da comunidade quer aumentar o tamanho do blockchain do bitcoin para reduzir o tempo das transações, enquanto outro grupo se opõe à ideia. A primeira fase desse plano, chamada SegWit2x, foi implementada em agosto e retirou parte dos dados da rede principal.

--Com a colaboração de Yuji Nakamura e Olga Kharif