IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Locação de apartamentos vira batalha inglória em Toronto

Natalie Wong

12/01/2018 13h53

(Bloomberg) -- Com oferta apertada e preços que não mostram sinais de recuo, está cada vez mais difícil alugar apartamentos em Toronto.

No quarto trimestre, a taxa de vacância foi de 0,3 por cento, uma das mais baixas já registradas, segundo a Urbanation. O valor médio mensal do aluguel subiu 9,1 por cento em relação ao ano anterior, para 2.166 dólares canadenses (US$ 1.730).

Esse é o segundo maior aumento desde 2010, quando a Urbanation começou a monitorar o número, após um salto recorde de 12 por cento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Os aluguéis nas áreas centrais aumentaram ainda mais, levando a busca por apartamentos para áreas periféricas.

"Isso continuou aumentando a confiança das incorporadoras para adicionar mais unidades à lista de projetos, uma tendência que precisará continuar para atender às necessidades futuras de moradia", disse Shaun Hildebrand, vice-presidente sênior da empresa, em comunicado. A incorporação de imóveis para aluguel atingiu o maior nível em mais de 25 anos, encerrando 2017 com 7.184 unidades em construção.

Ricky Ferguson, de 26 anos, está sentindo o aperto. Ele e a namorada, de 23, procuram desde outubro um lugar para alugar em Toronto por 1.000 a 1.300 dólares canadenses.

"Quando começamos a procurar estávamos em pânico, porque minha namorada estava em uma situação em que a mãe ia expulsá-la de casa", disse, acrescentando que foram autorizados a permanecer até encontrarem um lugar próprio. "Minha pontuação e meu histórico de crédito são mais ou menos impecáveis."

Por outro lado, o casal tem uma cobra de estimação de 1,2 metro de comprimento, admitiu Ferguson em postagem em um website de anúncios classificados, em que tentava tranquilizar os possíveis proprietários de que o animal é inofensivo desde que permaneça em seu recinto.

O mercado de vendas de Toronto esfriou nos últimos sete meses, mas o preço médio de uma casa ainda é de 735.021 dólares canadenses, e as novas regras para financiamentos imobiliários dificultam a tomada de empréstimos. Isso empurrou muitos possíveis compradores para o mercado de aluguéis, aumentando a escassez e o custo.

O mercado encolheu tanto que a atividade de locação enquanto porcentagem total de unidades disponíveis caiu para 8,3 por cento em 2017, menor nível de rotatividade de aluguéis desde 2013, porque os preços elevados e as regras de controle dos aluguéis fazem com que os inquilinos fiquem onde estão. A oferta caiu devido à participação maior das unidades revendidas nos casos em que os investidores se aproveitaram do aumento dos preços dos apartamentos, informou a Urbanation. A desaceleração do mercado de vendas tem ocorrido principalmente no segmento de casas individuais; os apartamentos tiveram crescimento de dois dígitos.

"O governo precisa oferecer incentivos para a construção de novas propriedades para aluguel a fim de melhorar o tamanho e a qualidade das residências disponíveis para aluguel", disse Michael Betsalel, vice-presidente sênior da Jones Lang LaSalle, em comunicado.