IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

One & Only Resorts vende primeiras casas de projeto de US 1 bi

Patrick Clark

29/01/2018 16h45

(Bloomberg) -- A One&Only Resorts é famosa por seus hotéis ultraluxuosos em lugares como Cidade do Cabo, Maldivas e Dubai, onde opera um retiro à beira-mar em uma ilha artificial. Agora, a empresa está vendendo casas particulares em um empreendimento de US$ 1 bilhão perto de Puerto Vallarta, no México.

Esta é a primeira vez que a operadora de resorts, de propriedade da Kerzner International Holdings, com sede em Dubai, coloca sua marca em uma residência. No fim do ano passado, as parceiras RLH Properties e RSC Development venderam antecipadamente as cinco primeiras casas da marca One&Only no novo empreendimento, Mandarina.

A fase inicial do projeto do arquiteto Rick Joy, pensado para incorporar a vegetação da floresta e as impactantes falésias do Pacífico, inclui 55 residências de marca, com preços de US$ 4 milhões a US$ 12 milhões, e um hotel One&Only com 108 quartos. O empreendimento também incluirá um segundo hotel e outro grupo de casas de marca, que serão operados pela Rosewood Hotels & Resorts, além de um campo de polo à beira-mar e um centro equestre.

"A comunidade na qual essas pessoas estão investindo, eles sabem que esta é a última grande extensão de terra", disse Ricardo Santa Cruz, CEO da RSC Development. "É muito difícil que isso se repita, se você estiver interessado nesta parte do país."

Incorporadores de hotéis há muito tempo apreciam a ideia de colocar marcas de hotéis de luxo em casas particulares, para vender aos compradores acesso a serviços de concierge e o toque de classe de nomes como Four Seasons e Ritz-Carlton, e usar o produto das vendas antecipadas para financiar a construção de um hotel. As empresas de hospitalidade obtêm uma parte do preço de venda e podem adicionar aluguel de férias à sua oferta de produtos, porque muitos proprietários alugam suas casas quando não pretendem usá-las.

"Em nossa clientela do segmento ultraluxuoso, cada vez mais pessoas estão viajando com sua família extensa", disse Philippe Zuber, presidente e diretor de operações da One&Only. Ele disse que a empresa está planejando residências de marca em Montenegro, Maurício e Ceos, uma ilha na Grécia.

O projeto da One&Only faz parte de um lote de terrenos que Santa Cruz começou a montar em 2008, reunindo propriedades de 58 famílias com o apoio de uma empresa de private equity em que o Goldman Sachs Group era um investidor. O terreno foi colocado em uma nova empresa, a RLH Properties SAPIB, que vendeu ações publicamente em 2015.

O novo hotel chega em meio a um boom da construção que aumentou o número de quartos de luxo no México em 33 por cento desde 2011, de acordo com dados da fornecedora do setor de hospedagem STR. A média das tarifas diárias aumentou 43 por cento no mesmo período. As flutuações cambiais podem explicar parte do crescimento da tarifa, disse Jan Freitag, vice-presidente sênior da STR.

Também é possível, disse ele, que "as pessoas que podem pagar hotéis de luxo no México simplesmente não se importem com os preços".