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Teste de DNA revela o que você não deve comer

Krystal Chia

(Bloomberg) -- David Leung, de Hong Kong, evita arroz branco e come peixe três vezes por semana desde que começou a seguir um plano de dieta inspirado em seu DNA.

Um teste genético realizado em novembro, que ele ganhou com uma apólice de seguro, revelou fatores de risco associados a diabetes tipo 2 e a doenças cardíacas --, males que o engenheiro de 54 anos ficou sabendo que poderia evitar consumindo menos carboidratos simples e mais peixes com alto teor de ácidos graxos ômega-3.

Há muito tempo os médicos dão conselhos nutricionais desse tipo aos pacientes com histórico familiar dessas doenças, mas o surgimento de exames genéticos acessíveis está dando aos consumidores novos conhecimentos para levar uma vida mais saudável. Segundo uma projeção da Credence Research, este mercado em expansão vai gerar US$ 340 milhões em 2022, em comparação com US$ 70,2 milhões em 2015.

A Prenetics, empresa de biotecnologia com sede em Hong Kong que analisou os genes de Leung, vendeu mais de 100.000 kits de testes de DNA no ano passado -- cinco vezes mais do que em 2016 -- e pretende dobrar o volume de vendas neste ano, quando começará a comercializar os kits diretamente aos consumidores, além de por intermédio de seguradoras.

"Vimos muita demanda de consumidores individuais que querem o nosso teste", disse o CEO Danny Yeung em uma entrevista. "Queremos democratizar os testes genéticos."

Tendência global

Mais de uma década depois que a 23andMe, com sede em Mountain View, Califórnia, começou a oferecer testes genéticos e interpretação para consumidores individuais, o mercado está "se popularizando rapidamente, graças à queda de preços, a aprimoramentos no marketing e na distribuição e a mudanças regulatórias positivas", afirmou a Euromonitor International em um relatório neste mês.

Os exames genéticos estão entre as dez maiores tendências mundiais de consumo da empresa de pesquisa para 2018. Companhias como FitnessGenes, DNAFit, Orig3n e Nutrigenomix oferecem análises de variações genéticas que afetam características como massa muscular, resistência, capacidade de queimar gordura e metabolismo.

No Sudeste Asiático, a Imagine Labs, com sede em Cingapura, oferece recomendações personalizadas com base no DNA sobre cuidados da pele, suplementos nutricionais e aptidão física em pacotes que custam a partir de 350 dólares de Cingapura (US$ 266). A empresa pretende captar US$ 15 milhões em uma rodada de financiamento de capital de risco no primeiro semestre deste ano e projeta um aumento de pelo menos 20 vezes nas vendas por meio de novas parcerias com redes de spa e fitness em 2018, disse o diretor administrativo Wong Mun Yew.

O CEO da Prenetics, Yeung, disse que espera que as empresas contribuam com um terço das 200.000 unidades que pretende vender em 2018. A Ping An Insurance, que junto com a gigante de varejo on-line Alibaba Group está entre os apoiadores financeiros da Prenetics, é a "escolha óbvia" para fazer uma parceria com a empresa em uma incursão planejada para a China neste ano, disse ele, acrescentando que a Prenetics também está negociando com outras seguradoras.

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