IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avião poderá ter banheiro com som de pássaros e quiosque de comida em breve

Richard Weiss

18/04/2018 14h58

(Bloomberg) -- As fabricantes de aeronaves estão concentradas em atender a lista recorde de encomendas em vez de desenvolver novos modelos, por isso as empresas aéreas estão mais ansiosas do que nunca para conseguir uma vantagem sobre as rivais com as mais recentes atualizações e acessórios de bordo.

Isso pode significar novos e elegantes assentos para a classe executiva que custam mais que um carro de família, ou inovações baratas e agradáveis com o objetivo de tornar aquelas 10 horas na poltrona mais suportáveis.

A 2018 Aircraft Interiors Expo, em Hamburgo --o maior evento do setor dedicado exclusivamente ao interior das aeronaves-- apresentou os seguintes destaques, alguns com mais chances de chegar ao mercado do que outros:

Autosserviço de petiscos

Cansado de esperar o carrinho de comida avançar lentamente até sua poltrona? A empresa suíça Bucher Aerospace está desenvolvendo quiosques de comida para aeronaves de fuselagem larga, para que os passageiros possam se servir a qualquer momento de amendoins ou refrigerantes.

A tecnologia também oferece um gerenciamento eletrônico de estoque para que os comissários de bordo saibam com certeza se há outra refeição vegetariana a bordo e onde ela está escondida. Com a oferta da Bucher de carrinhos independentes para refeições no assento, a cozinha deixa de precisar de uma unidade de resfriamento, o que elimina 200 quilos de peso da aeronave.

Canto de pássaros no banheiro

A Airbus está tentando melhorar o ambiente dos banheiros das aeronaves usando uma gravação de canto de pássaros. Engenheiros de som vão usar o ruído de fundo do motor da aeronave como elemento básico e compor acompanhamentos adequados de pássaros para serem tocados no voo.

Assentos delatores

A Soisa Aircraft Interiors, do México, apresentou uma tecnologia que integra a iluminação ambiente ao encosto de cabeça do assento. A vantagem: você encontra seu lugar mais rapidamente, e o assento pode lhe indicar a saída de emergência mais próxima.

Por outro lado, o esquema de cores também pode informar ao comissário de bordo --e às pessoas ao redor-- que você não está com o cinto de segurança afivelado quando a luz de aviso estiver acesa, o que pode causar um momento embaraçoso, mas também poderia economizar milhões para as empresas aéreas em pagamentos de indenizações a passageiros que sofrem pancadas e contusões durante turbulências.

Dormir com as cargas

A Airbus ganhou as manchetes em Hamburgo com o plano de oferecer aos passageiros um lugar para dormir no compartimento de cargas dos jatos A330. O design, na verdade, utiliza o espaço de descanso existente reservado para a tripulação, algo desnecessário em voos mais curtos.

Os passageiros permaneceriam em seus assentos na decolagem e na aterrissagem e dormiriam durante a viagem. O espaço também pode ser usado como sala de reuniões e área de recreação infantil, mas sem janelas.

Piloto e copiloto nunca comem a mesma refeição

UOL Notícias