IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Amazon coloca bancos regionais na defensiva nos EUA

Jenny Surane

27/04/2018 14h23

(Bloomberg) -- Os bancos regionais americanos estão se preparando para defender seu território.

A Amazon.com, que já empresta a pequenas empresas, agora mantém conversas iniciais para criar um produto para clientes do varejo similar a contas-correntes. As ambições da gigante da tecnologia podem representar um desafio especial para os bancos regionais, mais dependentes da oferta de serviços bancários básicos aos consumidores que os grandes nomes de Wall Street.

A Amazon está atuando mais em "áreas que são foco para nós e para nossos investimentos", disse Terry Dolan, diretor financeiro do U.S. Bancorp, o maior banco regional dos EUA, em entrevista por telefone. "Prevemos que, no setor de pagamentos, teremos que ser ainda mais focados no digital."

Em entrevistas sobre os resultados do setor no primeiro trimestre, Dolan e seus colegas de outros bancos afirmam que estão se preparando também para o fato de a Amazon estar reforçando parcerias com startups de tecnologia financeira ou diretamente buscando aquisições.

O KeyCorp, de Ohio, tem um orçamento de "algumas centenas de milhões" de dólares para investimento em tecnologia e o empregará em áreas como pagamentos e bem-estar financeiro, disse a CEO Beth Mooney.

O Fifth Third Bancorp, com sede em Cincinnati, vem usando seu braço de capital de risco para fazer investimentos em startups de tecnologia financeira, como as que conectam adolescentes a cartões de débito ou que ajudam a financiar empréstimos estudantis.

Veja a seguir outros assuntos importantes do trimestre:

Crescimento de empréstimos

O total de empréstimos nos 15 maiores bancos dos EUA subiu 2,8 por cento no trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, maior crescimento em um ano, segundo dados compilados pela Bloomberg. O resultado representa uma mudança em relação aos últimos trimestres, quando os bancos regionais lamentavam porque os clientes corporativos estavam quitando uma fatia maior de seus empréstimos.

"Vemos demanda para capital de giro, construção de estoque e recebíveis adicionais, além de propriedades e equipamentos planejados", disse Stephen Steinour, CEO do Huntington Bancshares, de Columbus, Ohio. "Há muito impacto econômico positivo subjacente e a reforma tributária apenas ampliou as perspectivas."

Mercados de capitais

Os bancos regionais registraram também uma recuperação das comissões dos mercados de capitais durante o trimestre, impulsionada pelos ganhos com subscrição de ações e dívidas. O resultado diferiu dos registrados pelos cinco maiores bancos de Wall Street, nos quais a receita combinada com bancos de investimento caiu 3 por cento nos três primeiros meses do ano, segundo dados compilados pela Bloomberg.

"Nos EUA da vida real, as empresas estão comprando e vendendo nesse espaço do mercado intermediário e é nele que nos posicionamos", disse Mooney, do KeyCorp, cuja empresa registrou os níveis de comissões de banco de investimento e colocação de dívida mais elevados da história do banco para um primeiro trimestre. "Nossos pares regionais tendem a ter uma ou duas habilidades e não todo o conjunto de habilidades que temos."