IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump cogita cúpula com Coreia do Norte na Casa da Paz

Terrence Dopp

30/04/2018 13h03

(Bloomberg) -- O presidente dos EUA, Donald Trump, tem uma nova ideia de lugar para uma possível reunião com Kim Jong Un, da Coreia do Norte: a Casa da Paz, perto da Zona Desmilitarizada que marca a fronteira entre as Coreias do Norte e do Sul.

"Diversos países estão sendo considerados para a REUNIÃO, mas não seria a Casa da Paz/Casa da Liberdade, na fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, um lugar mais representativo, importante e duradouro do que um terceiro país? É só uma pergunta!", disse Trump, no Twitter, nesta segunda-feira.

Trump havia dito anteriormente que os possíveis lugares para a reunião histórica foram reduzidos a dois ou três. O presidente disse que espera se reunir com Kim no início de junho para tentar resolver o impasse entre Washington e Pyongyang relacionado aos programas de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte.

Panmunjom, também conhecida como Casa da Paz, já é um lugar histórico por ter sido onde foi assinado o armistício de 1953, que encerrou os combates da Guerra da Coreia. Kim e o sul-coreano Moon Jae-in se encontraram no local na semana passada depois que Kim atravessou a linha de demarcação militar.

A vila de Panmunjom fica no paralelo 38, uma linha traçada pela antiga União Soviética e pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial para separar os países. Mas serviu como marco zero para boa parte da turbulência desde 1953, incluindo confrontos sangrentos, deserções e também esperanças infrutíferas de paz. A Casa da Paz é um edifício de três andares construído em 1989 com o propósito específico de realizar reuniões entre os países. Ela é controlada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na semana passada, Moon e Kim concordaram em manter conversas com o objetivo de encerrar formalmente o estado de guerra existente há 70 anos entre os dois países, e neste fim de semana Kim afirmou que o país pretende fechar seu principal lugar de testes nucleares em maio.