IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Audiência de Zuckerberg no Parlamento da UE será ao vivo

Anthony Aarons e Aoife White

21/05/2018 10h51

(Bloomberg) -- O depoimento do cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ao Parlamento Europeu sobre o escândalo Cambridge Analytica, na terça-feira, será transmitido ao vivo pela internet.

Zuckerberg concordou com a transmissão pela web após conversar com Antonio Tajani, o presidente do Parlamento. O evento, programado para o fim da tarde em Bruxelas, seria realizado a portas fechadas.

"Ótima notícia para os cidadãos da UE", disse Tajani em postagem no Twitter. "Agradeço a ele pelo respeito demonstrado" ao Parlamento.

Zuckerberg tentará explicar como os dados do Facebook de 2,7 milhões de europeus podem ter sido passados à Cambridge Analytica. A consultoria britânica pode ter coletado informações de cerca de 87 milhões de usuários do Facebook e dos amigos deles para serem usados na campanha presidencial de Donald Trump nos EUA. A revelação foi considerada um divisor de águas no mundo da proteção de dados e os órgãos reguladores buscam ampliar a conscientização a respeito de como proteger informações.

O Facebook anunciou em comunicado que está "ansioso pelo encontro e feliz porque será transmitido ao vivo".

O plano anterior, segundo o qual Zuckerberg faria uma apresentação privada, havia sido amplamente criticado pelas autoridades da UE, entre elas a comissária de Justiça da UE, Vera Jourová, que supervisiona as novas regras de privacidade do bloco.

O depoimento de Zuckerberg, 34, ao Congresso dos EUA, no mês passado, foi transmitido ao vivo e amplamente acompanhado pela imprensa e por defensores de medidas mais rígidas para a privacidade das informações.

Repórteres da matéria original: Anthony Aarons em Londres, aaarons@bloomberg.net;Aoife White em Bruxelas, awhite62@bloomberg.net