JAB busca império global com aquisição da Pret A Manger
(Bloomberg) -- Com a aquisição da Pret A Manger, a JAB Holding está usando uma instituição tipicamente britânica -- o sanduíche - para dar impulso a uma expansão global, adicionando a marca a seu rol de redes de restaurantes, que já inclui Panera Bread e Krispy Kreme Doughnuts.
A JAB, empresa de investimentos de Luxemburgo respaldada pela bilionária família Reimann, fechou acordo para comprar a Pret, que tem sede no Reino Unido, da firma de private equity Bridgepoint Advisers, informaram as partes em comunicado, nesta terça-feira, sem revelar os termos. O preço é de cerca de 1,5 bilhão de libras (US$ 2 bilhões), incluindo dívida líquida, segundo uma pessoa informada sobre o assunto.
No caso da JAB, a aposta é uma das maiores fora dos EUA, onde é dona das redes de restaurantes Panera e Au Bon Pain e das marcas de café de alto padrão Peet's e Stumptown. Cerca de três quartos dos 530 estabelecimentos da Pret estão no Reino Unido, e a empresa possui unidades também nos EUA, em Hong Kong e na França.
"A questão se resume a levar a marca ao mundo", disse Jeffrey Young, diretor-gerente da consultoria do setor Allegra Group, por telefone. "Há pouquíssimas empresas com tanta presença estabelecidas na Europa, na América do Norte e um pouco na Ásia também."
A JAB, dirigida por Peter Harf, Bart Becht e Olivier Goudet, investiu mais de US$ 30 bilhões para construir um império centrado no café, que também inclui a Keurig Green Mountain, dos EUA, e três redes na Europa -- Espresso House, na Suécia, Baresso, na Dinamarca, e Balzac, na Alemanha.
A empresa se transformou em uma concorrente maior da Nestlé, proprietária da marca de café Nespresso. A empresa suíça respondeu neste mês fechando um acordo de US$ 7,15 bilhões pelo direito de comercializar produtos Starbucks, como grãos e cápsulas.
Café orgânico
A Pret A Manger comercializa café orgânico, sanduíches e saladas preparados diariamente em suas lojas, o que permite que a JAB aproveite a crescente demanda dos consumidores por alimentos mais leves e saudáveis. A rede gera uma receita anual de 879 milhões de libras, informou a Bridgepoint no comunicado. O CEO da Pret, Clive Schlee, disse que 2017 foi o nono ano consecutivo de crescimento das vendas em uma base comparável.
A rede tem espaço para crescer mais -- abrirá em Berlim neste ano e tem apenas duas unidades na China e duas em Dubai.
A decisão transforma a JAB em uma concorrente ainda maior da Starbucks e da Dunkin' Brands nos EUA e da Costa Coffee no Reino Unido. As ações da Whitbread, que está desmembrando a Costa, caíam 1,4 por cento, para 4.198 pence, às 12h40 em Londres.
"Todos nós da Pret acreditamos que a JAB será uma excelente proprietária estratégica a longo prazo", disse Schlee, em comunicado. A empresa dará 1.000 libras para cada um dos 12.000 funcionários quando o acordo for concluído, disse ele no Twitter.
--Com a colaboração de Thomas Buckley.
Repórteres da matéria original: Thomas Mulier em Geneva, tmulier@bloomberg.net;Sarah Syed em Londres, ssyed35@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.