IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Porsche compra participação em rival elétrica da Ferrari

Chris Reiter e Jasmina Kuzmanovic

20/06/2018 14h22

(Bloomberg) -- A Porsche comprou uma participação de 10 por cento na Rimac Automobili, uma fabricante croata de supercarros elétricos e componentes. A marca alemã de carros esportivos busca acelerar sua transição aos veículos movidos a bateria.

"A Rimac demonstrou de forma impressionante suas qualidades no campo da eletromobilidade", disse Lutz Meschke, diretor financeiro da unidade da Volkswagen, em comunicado. "Sentimos que as ideias e abordagens da Rimac são extremamente promissoras, por isso esperamos começar uma estreita colaboração com a empresa."

O investimento é um indicativo de que os planos da Porsche para os carros elétricos vão além do Taycan. A fabricante do esportivo 911, que tem sede em Stuttgart, começará a produzir seu primeiro modelo totalmente elétrico -- baseado no carro-conceito Mission E -- no ano que vem. O carro está sendo testado atualmente, o que significa que a parceria com a Rimac envolverá modelos futuros.

O Rimac C Two rivaliza com carros de elite como o La Ferrari, o topo de linha da Ferrari, em termos de desempenho. O supercarro croata vai de 0 a 60 milhas por hora (96 km/h) em apenas 1,85 segundo e ostenta velocidade máxima de 415 km/h. Seu conjunto de motor e transmissão elétricos oferece uma autonomia de 650 quilômetros e sua bateria pode ser recarregada a 80 por cento da capacidade em 30 minutos.

A empresa com sede em Zagreb foi fundada por Mate Rimac em 2009. Em uma rodada de investimentos, em setembro, a fabricante de baterias chinesa Camel Group investiu 30 milhões de euros (US$ 35 milhões) na Rimac. Entre os demais investidores estão o empreendedor colombiano Frank Kanayet Yepes, o empresário de Hong Kong Tek Cheung Yam e a China Dynamics Holdings.

A empresa afirma ser rentável desde 2012 e em novembro de 2014 calculou sua avaliação em 70 milhões de euros. A Porsche preferiu não informar os detalhes financeiros do investimento na Rimac.

Repórteres da matéria original: Chris Reiter em Berlim, creiter2@bloomberg.net;Jasmina Kuzmanovic em Zagreb, jkuzmanovic@bloomberg.net