IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produtora de metal se aproxima de Facebook em ranking de energia

Mathew Carr e Helen Robertson

23/07/2018 13h07

(Bloomberg) -- A maior fabricante de produtos de alumínio da Europa está se aproximando do Facebook, que ocupa o segundo lugar no ranking de maiores compradores corporativos de eletricidade em contratos de longo prazo.

A Norsk Hydro fechou um contrato de compra de energia para adquirir eletricidade por 29 anos de um parque eólico offshore planejado na Suécia. É a maior duração para contratos do tipo na Europa, segundo dados compilados pela Bloomberg New Energy Finance. A produtora de metal já superou Apple, Amazon.com e Microsoft na tabela de classificação mundial de contratos de compra de energia.

Diversos tipos de companhias estão aproveitando as reduções de custo da tecnologia do setor de energia elétrica para definir seus próprios acordos de abastecimento, enquanto governos tentam reduzir os subsídios pagos à energia de fontes renováveis. Isso imobiliza os preços que elas pagarão e muitas vezes lhes permite garantir que a eletricidade venha de fontes limpas, o que reforça suas credenciais ecológicas.

"Veremos mais casos como este", disse Ed Northam, diretor do Green Investment Group do Macquarie Group na Europa, que organizou o acordo. A Norsk Hydro "está fixando uma grande parcela de seus custos de eletricidade - sem esse apoio, talvez este projeto não tivesse acontecido."

O acordo deixa a Norsk Hydro muito perto da capacidade total de 1,7 gigawatt adquirida pelo Facebook em contratos de longo prazo. O Google, unidade da Alphabet, é o maior comprador corporativo de contratos de compra de energia, com quase o dobro dessa capacidade, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Os custos da energia eólica onshore caíram tanto que a Norsk Hydro percebeu que poderia diminuir seu risco com os preços da energia comprando diretamente de projetos ainda em planejamento. A empresa já usa principalmente energia hidrelétrica para satisfazer a suas necessidades e está procurando formas de reduzir os custos. A companhia também quer poder vender alumínio fabricado com uma fonte de eletricidade menos poluente.

A eletricidade representa cerca de um terço das despesas da Norsk Hydro. O preço da energia nórdica para entrega no quarto trimestre deste ano mais que dobrou em 2018 e beira um recorde. As empresas preferiram não dar detalhes sobre o preço que a Norsk Hydro vai pagar pela eletricidade.

"É um preço que consideramos atraente em termos comerciais", disse Tor-Ove Horstad, responsável pelas negociações de eletricidade na empresa. "Isso nos dá muita certeza."

Financiamento

Os contratos de compra de energia atuais da Norsk Hydro variam de 10 a 25 anos. O vento acabará suprindo cerca de um quarto das necessidades anuais da empresa, e barragens hidrelétricas abastecerão grande parte do restante.

O contrato permitiu que a GIG conseguisse 270 milhões de euros (US$ 314 milhões) em financiamento para o parque eólico onshore de 235 megawatts na região central da Suécia. O projeto inclui 56 turbinas da Siemens Gamesa Renewable Energy que têm 220 metros de altura, o que as tornaria as estruturas mais altas da Escandinávia.

A construção do projeto na região norte do país começará "imediatamente" e deve ficar pronta até dezembro de 2019.

--Com a colaboração de Mark Burton.

Repórteres da matéria original: Mathew Carr em London, m.carr@bloomberg.net;Helen Robertson em Londres, hrobertson18@bloomberg.net