IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Será que a Anglo American encontrou algo grande no Brasil?

Thomas Biesheuvel

26/07/2018 12h17

(Bloomberg) -- O CEO da Anglo American estava um tanto enigmático com os investidores nesta quinta-feira, mas a mensagem foi clara: a empresa pode ter encontrado um empolgante depósito de cobre no Brasil.

O CEO Mark Cutifani assinalou brevemente um terreno de 19.000 quilômetros quadrados (área do tamanho de Israel) identificado pela mineradora no Brasil, onde está à procura de cobre. Pressionado por um analista do Morgan Stanley a fornecer mais detalhes, ele sugeriu que havia algo interessante a ser encontrado.

"Há muita especulação sobre o Brasil", disse Cutifani a analistas, em Londres, após anunciar os resultados. "As pessoas sabem que estamos procurando alguma coisa."

Os depósitos de cobre estão entre os ativos mais cobiçados do setor de mineração no momento, e as principais produtoras do mundo mostram um otimismo crescente em relação ao metal. Há expectativas de que as redes elétricas maiores em todo o mundo e a explosão dos veículos elétricos aumentarão a demanda em meio à oferta limitada. Ressaltando seu entusiasmo com o cobre, a Anglo informou hoje que recebeu luz verde para uma nova mina gigantesca, de US$ 5 bilhões, no Peru.

Ainda assim, Cutifani fez questão de salientar que não existem certezas no setor.

"Pode não ser o que esperamos", disse ele aos analistas e investidores. "Teremos algo mais concreto a dizer no fim do ano."