PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Estreia de CR7 na Juventus pode quebrar tabu de transmissão

David Hellier

17/08/2018 12h31

(Bloomberg) -- Uma emissora esportiva criada há três anos estuda quebrar meio século de tradição nas transmissões quando o astro Cristiano Ronaldo entrar em campo pela atual campeã italiana, a Juventus Football Club, no sábado.

Executivos da Eleven Sports debatem a possibilidade de transmitir o jogo de estreia de Ronaldo na liga italiana ao vivo para o público britânico desde o pontapé inicial, segundo uma pessoa a par da situação. Se o fizerem, estarão desrespeitando uma regra que proíbe transmissões de futebol ao vivo na Inglaterra e na Escócia no sábado, das 14h45 às 17h15.

O costume da censura remonta à década de 1960, quando os esportes televisionados começaram a atrair grandes audiências e os donos de clubes temiam que menos torcedores comparecessem aos jogos. A maioria das organizações de mídia ainda respeita a censura para as partidas de futebol profissional do Reino Unido e para as transmissões britânicas de jogos estrangeiros apesar do surgimento da TV por satélite e do streaming por smartphone e da proliferação de serviços de vídeo pela internet.

Um porta-voz da Eleven Sports preferiu não comentar.

O confronto na liga entre a Juventus e o pequeno A.C. ChievoVerona começa às 17 horas pelo horário britânico, apesar de alguns jogos italianos terem sido adiados após a queda de uma ponte rodoviária em Gênova, nesta semana, que provocou mortes. A grade de programação da Eleven Sports mostra que a cobertura começará no pontapé inicial.

Com o corte dos primeiros 15 minutos da partida, os telespectadores britânicos não conseguiriam ver a estreia do maior jogador de futebol do mundo no campeonato italiano, a menos que recorressem a streamings ilegais.

A Eleven Sports avalia duas opções, segundo a pessoa, que pediu anonimato porque o assunto é comercialmente delicado. A empresa poderia transmitir a partida desde o início ou começar a transmissão às 17 horas com uma mensagem explicando por que o jogo não está sendo exibido. Normalmente, uma emissora preencheria os primeiros minutos do programa com comentários e análises.

Convenção desatualizada?

A Eleven Sports, fundada pelo proprietário do Leeds United Football Club, Andrea Radrizzani, tem interesse em desafiar a regra após apostar fortemente no interesse britânico pelo futebol italiano.

"A Eleven Sports tem ambições agressivas no Reino Unido e precisa aumentar rapidamente a conscientização entre os fãs de futebol no Reino Unido antes de poder começar a monetizar e conseguir retorno com o pacote de direitos de transmissão esportiva que adquiriu", disse Richard Broughton, analista da consultoria de mídia Ampere Analysis.

Os chefes da liga têm procurado manter a regra porque a transmissão de dezenas de partidas ao vivo nas tardes de sábado poderia afetar a quantidade de público nos estádios, especialmente em jogos de clubes de divisões inferiores.

A convenção está prevista nos estatutos da entidade que organiza o futebol europeu, a Uefa, mas é opcional, e apenas a Inglaterra, a Escócia e Montenegro aderem a ela.

O Facebook também exibirá a partida no sábado como parte de uma parceria com a Eleven Sports, mas respeitará a regra de censura, segundo uma pessoa a par dos planos da gigante das redes sociais.