Estreia de CR7 na Juventus pode quebrar tabu de transmissão
(Bloomberg) -- Uma emissora esportiva criada há três anos estuda quebrar meio século de tradição nas transmissões quando o astro Cristiano Ronaldo entrar em campo pela atual campeã italiana, a Juventus Football Club, no sábado.
Executivos da Eleven Sports debatem a possibilidade de transmitir o jogo de estreia de Ronaldo na liga italiana ao vivo para o público britânico desde o pontapé inicial, segundo uma pessoa a par da situação. Se o fizerem, estarão desrespeitando uma regra que proíbe transmissões de futebol ao vivo na Inglaterra e na Escócia no sábado, das 14h45 às 17h15.
O costume da censura remonta à década de 1960, quando os esportes televisionados começaram a atrair grandes audiências e os donos de clubes temiam que menos torcedores comparecessem aos jogos. A maioria das organizações de mídia ainda respeita a censura para as partidas de futebol profissional do Reino Unido e para as transmissões britânicas de jogos estrangeiros apesar do surgimento da TV por satélite e do streaming por smartphone e da proliferação de serviços de vídeo pela internet.
Um porta-voz da Eleven Sports preferiu não comentar.
O confronto na liga entre a Juventus e o pequeno A.C. ChievoVerona começa às 17 horas pelo horário britânico, apesar de alguns jogos italianos terem sido adiados após a queda de uma ponte rodoviária em Gênova, nesta semana, que provocou mortes. A grade de programação da Eleven Sports mostra que a cobertura começará no pontapé inicial.
Com o corte dos primeiros 15 minutos da partida, os telespectadores britânicos não conseguiriam ver a estreia do maior jogador de futebol do mundo no campeonato italiano, a menos que recorressem a streamings ilegais.
A Eleven Sports avalia duas opções, segundo a pessoa, que pediu anonimato porque o assunto é comercialmente delicado. A empresa poderia transmitir a partida desde o início ou começar a transmissão às 17 horas com uma mensagem explicando por que o jogo não está sendo exibido. Normalmente, uma emissora preencheria os primeiros minutos do programa com comentários e análises.
Convenção desatualizada?
A Eleven Sports, fundada pelo proprietário do Leeds United Football Club, Andrea Radrizzani, tem interesse em desafiar a regra após apostar fortemente no interesse britânico pelo futebol italiano.
"A Eleven Sports tem ambições agressivas no Reino Unido e precisa aumentar rapidamente a conscientização entre os fãs de futebol no Reino Unido antes de poder começar a monetizar e conseguir retorno com o pacote de direitos de transmissão esportiva que adquiriu", disse Richard Broughton, analista da consultoria de mídia Ampere Analysis.
Os chefes da liga têm procurado manter a regra porque a transmissão de dezenas de partidas ao vivo nas tardes de sábado poderia afetar a quantidade de público nos estádios, especialmente em jogos de clubes de divisões inferiores.
A convenção está prevista nos estatutos da entidade que organiza o futebol europeu, a Uefa, mas é opcional, e apenas a Inglaterra, a Escócia e Montenegro aderem a ela.
O Facebook também exibirá a partida no sábado como parte de uma parceria com a Eleven Sports, mas respeitará a regra de censura, segundo uma pessoa a par dos planos da gigante das redes sociais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.