IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

GM enfrenta Tesla com tempo mais rápido de recarga de baterias

David Welch

31/08/2018 11h52

(Bloomberg) -- Os carros elétricos desenvolvidos pela General Motors poderão recarregar suas baterias com 290 quilômetros de autonomia em menos de 10 minutos, recarga mais rápida do que a que os motoristas obtêm com os supercarregadores da Tesla.

A fabricante de veículos com sede em Detroit, nos EUA, e uma de suas parceiras de pesquisa, a Delta Americas, estão desenvolvendo o sistema de recarga rápida como parte de um projeto de três anos. A GM informou que está preparando 20 carros elétricos para venda até 2023 que terão capacidade de recarga rápida.

As fabricantes de veículos estão correndo para recarregar carros elétricos mais rapidamente para diminuir a preocupação dos consumidores com a possibilidade de ficarem sem energia. Com o sistema da Delta, os carros da GM podem adicionar cerca de 30 quilômetros de autonomia por minuto e a Porsche está prometendo cerca de 20 quilômetros por minuto para seu carro esportivo elétrico Taycan, disse Sam Abuelsamid, analista da Navigant Research.

"Todos gostariam de replicar o que podemos fazer quando enchemos um tanque de gasolina", disse Abuelsamid. "Isso vale especialmente para as pessoas que moram em cidades. Faz muito sentido ter carro elétrico em áreas urbanas, mas as pessoas que moram nelas têm menos probabilidade de ter acesso a recarga."

Em seu website, a Tesla promove a capacidade de reabastecimento das baterias de seus veículos em cerca de 30 minutos em suas estações com supercarregadores. Enquanto isso, o Chevrolet Bolt, da GM, precisa de cerca de 30 minutos de recarga em estações públicas rápidas para contar com cerca de 145 quilômetros de autonomia.