IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México aposta em próximo destino turístico badalado

Nikki Ekstein

12/09/2018 15h18

(Bloomberg) -- Você provavelmente nunca ouviu falar da próxima grande mina de ouro turística do México. Afinal, a Riviera Nayarit inventou o próprio nome - e só o utiliza há cerca de dez anos. Mas esse trecho de 320 quilômetros do litoral do Pacífico, cujo extremo sul fica a poucos minutos de carro ao norte de Puerto Vallarta, está prestes a entrar no mapa.

No extremo sul, daqui até 2021, One&Only, Auberge, Rosewood e Fairmont estão apostando alto no que consideram o próximo grande resort de praia, e Conrad, da Hilton, segue de perto esses nomes do turismo ultraluxuoso. Um parque temático do Cirque du Soleil está em construção. E há rumores de que a Six Senses, líder em hotéis cinco estrelas com ênfase em spa, assinará um acordo em breve.

Isso é só o começo. Richard Zarkin, gerente de relações públicas do conselho de turismo da região, prevê que a Riviera Nayarit ganhará 5.000 quartos de hotel nos próximos cinco anos, principalmente na forma de alojamentos de praia sofisticados e de pequeno porte.

"Antigamente, não passávamos de um satélite de Puerto Vallarta na percepção geral", diz Zarkin, cuja equipe tinha dificuldades para promover o conjunto de charmosas cidades de surfe e aldeias de pescadores da região (desse grupo, Sayulita é a mais famosa.) "Ainda temos um longo caminho pela frente, mas estamos chegando lá", acrescenta. O turismo tornou-se o maior gerador de renda da região, com receita de US$ 200 milhões em 2017 e uma taxa média de ocupação de hotéis de 90 por cento durante o ano todo. A seguir, veja o que você precisa saber e quando planejar sua viagem.

Por que é ótimo

O presidente e CEO da One&Only, Philippe Zuber, afirma que as lagoas, os rios, os pontos históricos e a "excelente culinária" da região foram fatores-chave para a decisão de abrir um empreendimento lá. Ele diz que seus hóspedes poderão pescar ou desfrutar de uma grande variedade de esportes aquáticos nas diversas praias do hotel - ou fazer excursões guiadas a sítios arqueológicos como o Altavista, repleto de milhares de gravuras rupestres astecas, e o "antigo Ixtlán", um complexo que data de 100 d.C.

"Nossos hóspedes estão sempre procurando algo para descobrir", diz ele.

Quando e onde ir

Os viajantes que desejarem aproveitar essa tendência desde o início podem planejar viagens agora e se hospedar em um dos três hotéis já existentes, que são excelentes: o Four Seasons e o St. Regis, ambos no condomínio fechado Punta Mita, que fica no extremo oeste da península Punta de Mita, ou no juvenil W Hotel, mais perto de Nuevo Vallarta, no extremo sul da Riviera.

Quem preferir esperar mais tempo será recompensado com um novo leque de opções de luxo. Dos resorts seis estrelas que abrirão em breve, o primeiro provavelmente será o One&Only, no início de 2020. Zuber promete 108 quartos e vilas, incluindo várias suítes aptas para famílias "estilo casa na árvore", suspensas nas copas da floresta. Haverá um restaurante em um penhasco, casas particulares à venda e uma praia em que os hóspedes poderão escolher entre dias de descanso ou diversas opções de esportes aquáticos. Tudo isso dentro do novo condomínio fechado Mandarina, um concorrente de Punta Mita, mais ao norte do litoral, depois das cidades Sayulita e San Francisco, que terá como foco o abastecimento local e sustentável e o desenvolvimento da comunidade.