ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Reino Unido publica documentos sobre preparativos para Brexit

Alex Morales

13/09/2018 12h54

(Bloomberg) -- O Reino Unido detalhará seus planos para padrões de veículos, taxas de roaming para celulares e normas ambientais para depois do Brexit em uma série de documentos nesta quinta-feira que esboçarão os preparativos do país para sair da União Europeia sem um acordo.

A primeira-ministra Theresa May está pisando na corda bamba no começo da etapa final de negociação pelo Brexit. Ela quer demonstrar ao seu país e aos seus colegas da UE que o Reino Unido está preparado caso as negociações fracassem, mas ela também deve enfatizar que "nenhum acordo" não é uma opção desejável.

"Chegar a um acordo com a União Europeia ainda é de longe o resultado mais provável, e eu vou continuar defendendo" nossas propostas, disse o secretário do Brexit, Dominic Raab, em comunicado. "Estas notificações técnicas fazem parte da nossa abordagem sensata e pragmática de preparação para todos os resultados."

Os detratores pró-Brexit no Partido Conservador de May se opõem ao seu chamado "plano Chequers" para o Brexit e estariam prontos para aceitar uma saída da UE sem acordo. Na segunda-feira, Jacob Rees-Mogg, que dirige o European Research Group, formado por 60 conservadores pró-Brexit, e o ex-secretário das Relações Exteriores Boris Johnson, que pediu demissão do Gabinete por causa do plano Chequers, defenderam um Brexit sem acordo, que segundo eles enriqueceria o Reino Unido.

'Pato moribundo'

"Chequers é um pato moribundo em uma tempestade, se não um pato morto", disse Rees-Mogg na quarta-feira em entrevista ao Channel 4 News. "Até onde se sabe, ele não conta com qualquer apoio fora do Gabinete."

May deve fazer com que seu acordo final - incluindo uma solução para manter uma fronteira sem fricções com a Irlanda - seja aprovado pelo Parlamento, onde ela depende do apoio do Partido Unionista Democrático, da Irlanda do Norte. Isso significa que qualquer objeção dentro de seu próprio partido ameaça arruinar seus planos.

As notificações técnicas serão publicadas pela "tarde", após uma reunião de três horas do Gabinete de manhã para revisar os preparativos do governo caso não haja um acordo, afirmou o Departamento para a Saída da União Europeia em comunicado.

Raab disse que 28 documentos serão publicados, depois dos 25 publicados no mês passado. O departamento do Brexit disse que alguns dos assuntos discutidos serão a manutenção dos padrões ambientais, planos para padrões de veículos e taxas de roaming para celulares. Grupos de lobby empresarial foram convidados a lê-los em uma sala de leitura das 13h às 15h, e indicam que esperam ter documentos sobre assuntos como a aviação, o espaço, a mudança climática e fundos estruturais. Questões controversas como a energia e os serviços foram deixadas para uma terceira série de documentos que será publicada neste mês.

O Reino Unido e a UE devem planejar a realização de uma cúpula especial para assinar o acordo pelo Brexit em novembro, após um encontro informal de líderes em Salzburgo, Áustria, na próxima quarta-feira, e uma cúpula de funcionários que começa em 18 de outubro.

--Com a colaboração de Kitty Donaldson.

Mais Economia