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Conselho da VW prepara medidas para IPO de caminhões: Fontes

Christoph Rauwald, Ruth David e Eyk Henning

14/09/2018 12h08

(Bloomberg) -- O conselho da Volkswagen está trabalhando na decisão de abrir o capital de sua divisão de caminhões, medida que geraria novos recursos para que a unidade possa desafiar as líderes globais Daimler e Volvo, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

O conselho de supervisão da VW planeja discutir o assunto no início da semana que vem, e a unidade de caminhões organizará um evento para os mercados de capitais no fim da semana nos bastidores de uma feira de veículos comerciais em Hanover, na Alemanha, disseram as pessoas, que pediram para não ser identificadas porque as conversas são privadas. A VW pretende listar ações da unidade de caminhões no ano que vem, mas o momento exato dependerá das condições de mercado, disseram.

A Volkswagen ainda não deu autorização formal a nenhum banco, mas Goldman Sachs e Bank of America estão bem posicionados para se tornar coordenadores globais da abertura de capital da Traton, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. A Volkswagen pode contratar também um terceiro banco para liderar a transação, disse outra pessoa.

Representantes da VW e dos bancos preferiram não comentar.

A divisão foi transformada em uma empresa com ações e rebatizada Traton neste ano para diferenciá-la de forma clara da divisão de carros de passageiros da VW, de maior porte. Os principais acionistas da VW -- incluindo o estado alemão da Baixa Saxônia, segundo maior acionista da VW, com participação de 20 por cento, e os poderosos sindicatos de funcionários da empresa -- apoiaram o projeto.

O IPO da unidade -- que compreende a marca sueca Scania, altamente rentável, a marca alemã de caminhões e ônibus MAN e um negócio no Brasil -- representa a mudança estrutural mais significativa da VW até o momento em meio a uma grande reformulação. O novo CEO, Herbert Diess, está trabalhando para transformar a maior fabricante de veículos do mundo em uma empresa menos centralizada e mais ágil até 2025 para, assim, enfrentar a mudança sísmica do setor em direção aos veículos elétricos e a novos serviços digitais.

A rival alemã Daimler também está adotando uma nova estrutura corporativa que dará mais independência a sua divisão de caminhões, mas os executivos têm mantido sigilo, por ora, a respeito de um possível IPO.

O chefe da divisão de caminhões da VW, Andreas Renschler, tem sido o principal defensor do esforço mais intenso da fabricante para melhorar a cooperação entre Scania e MAN e expandir a presença da divisão fora da Europa. Ele entrou na Volkswagen em 2015 após quase uma década à frente da unidade de caminhões da Daimler, a maior fabricante de veículos comerciais do mundo em receita.

Uma venda de ações bem-sucedida levantaria recursos para a campanha de Renschler para recuperar o atraso em relação às rivais em termos de alcance global. No início do ano, a fabricante assinou um acordo de cooperação com a Hino, uma divisão da Toyota Motor, e está procurando também aumentar sua presença na China. Se comparada à Daimler, dona da marca de caminhões Freightliner, ou com a Volvo, que fabrica modelos Mack, a divisão VW conseguiu apenas recentemente uma presença na América do Norte com a aquisição, há dois anos, de uma participação na americana Navistar International, do mesmo ramo.

A empresa anunciou em abril que o aumento da participação na Navistar e até uma possível aquisição são opções consideradas.

Repórteres da matéria original: Christoph Rauwald em Frankfurt, crauwald@bloomberg.net;Ruth David em London, rdavid9@bloomberg.net;Eyk Henning em Frankfurt, ehenning1@bloomberg.net

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