IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Um dos maiores canais do YouTube no mundo acaba de ser vendido

Chris Stokel-Walker e Lucas Shaw

14/09/2018 11h59

(Bloomberg) -- Uma das marcas mais populares do YouTube foi comprada por um trio de veteranos da indústria do entretenimento ligados à Disney e aos Teletubbies. Criadores independentes estão descobrindo que o caminho para a expansão é contar com financiadores endinheirados ou combinar-se com outros produtores de vídeo.

Little Baby Bum - o nono canal mais assistido do YouTube e um salvador de pais exaustos e sem tempo em todo o mundo - foi comprado por uma agência chamada Moonbug, que poderia usar o canal para buscar outras empresas baseadas no YouTube na esperança de ganhar escala e reunir recursos, de acordo com o cofundador do Little Baby Bum, Derek Holder.

A compilação de 54 minutos de músicas infantis do Little Baby Bum é o 20º vídeo mais popular da história do YouTube, com 2,1 bilhões de visualizações. Suas animações 3D com uma trilha sonora doce deram a pais ocupados um espaço seguro para distrair seus filhos pequenos em um momento em que críticos encontram conteúdos infantis cada vez mais perturbadores em outras partes do site.

A Moonbug foi iniciada pelo investidor René Rechtman, ex-funcionário da Walt Disney, e por Alfred Chubb e John Robson, da WildBrain. Essa é uma divisão da canadense DHX Media, que controla marcas famosas voltadas ao público infantil, como Ben 10, Popeye e Teletubbies. Eles venceram quatro outras ofertas pela empresa, segundo Holder.

Rechtman já havia participado de uma das maiores transações no YouTube: a venda da Maker Studios para a Disney, que pagou mais de US$ 650 milhões pela rede de dezenas de milhares de canais do YouTube.

Empresas como a Maker antigamente eram alvos populares das companhias tradicionais de mídia que tentavam entender melhor o YouTube, visto como uma ponte para grandes públicos na internet, que poderiam ser reconduzidos para a TV tradicional ou continuarem sendo atendidos pela internet. A DreamWorks Animation adquiriu a AwesomenessTV, a Disney comprou a Maker, a ProsiebenSat.1 assumiu a The Collective e a RTL Group assumiu a StyleHaul.

No entanto, embora as vendas do YouTube tenham ultrapassado os US$ 10 bilhões, os criadores de vídeos e as empresas no site tiveram dificuldade para obter um sucesso semelhante. A maioria dessas redes teve que demitir funcionários e procurar novas áreas, como mercadorias e programas de TV em si, para obter mais receita. A AwesomenessTV, avaliada em US$ 650 milhões poucos anos atrás, foi vendida por uma pequena fração desse total neste ano.

Os três executivos da Moonbug se tornaram diretores do Little Baby Bum em 10 de julho, segundo registros públicos, e o casal Derek e Cannis Holder, de Londres, se afastou da empresa que havia fundado em 2011. As condições da venda do Little Baby Bum foram confidenciais.

Harry Hugo, da Goat Agency, uma firma de marketing em torno de influenciadores de redes sociais, estimou o preço de compra entre 6 milhões de libras (US$ 7,8 milhões) e 8,5 milhões de libras, com base nos ativos da empresa, no público e em outras avaliações na plataforma do YouTube.

"Imagino que muitos canais do YouTube serão comprados ou fusionados com plataformas OTT ou proprietários de canais de televisão que pretendam atingir novos públicos ou audiências que tenham adotado essa nova plataforma", disse Hugo, que mora em Londres.