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Renault-Nissan se une ao Google e deixa Android entrar no painel

David Welch

18/09/2018 12h54

(Bloomberg) -- Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors estão prestes a fazer o que muitas fabricantes de veículos vêm tentando evitar: deixar o Google entrar no painel.

A aliança automotiva franco-japonesa anunciou uma parceria tecnológica que transformará seus veículos nos primeiros a usar o sistema operacional Android, do Google, no painel, permitindo que o software da Alphabet controle mapas, navegação, infoentretenimento e uma série de aplicativos instalados diretamente no carro. A maioria das fabricantes de automóveis permite o uso de Android Auto e CarPlay, da Apple, no painel apenas conectando um smartphone e projetando um número limitado de aplicativos na tela sensível ao toque do veículo.

A maioria das fabricantes de veículos tem buscado deixar Google e Apple à distância na esperança de manter o controle sobre dados valiosos como localização, padrões de condução, preferências de compra e uso de entretenimento de um motorista. As fabricantes de veículos também têm procurado formar suas próprias parcerias comerciais para vender serviços conectados em vez de permitir que empresas de tecnologia como o Google ganhem dinheiro com isso.

"Estamos unindo nossas forças para construir um sistema melhor", disse Kal Mos, vice-presidente global de veículos conectados para a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. "Se você esquecer o telefone, ele funcionará perfeitamente bem no carro", disse a respeito do sistema do Google.

Aplicativos Android

A Volvo Cars anunciou que começará a usar o Android em 2020, mas nenhuma outra fabricante de veículos fez o mesmo, disse Mike Ramsey, diretor de pesquisa da Gartner.

Com Renault-Nissan-Mitsubishi, os motoristas poderão ter seus aplicativos, músicas e outros serviços favoritos baseados no Android canalizados diretamente no carro. Além disso, poderão controlá-los por voz usando o Google Assistente.

Os clientes da Renault, da Nissan e da Mitsubishi que têm iPhones, da Apple, poderão continuar projetando aplicativos na tela sensível ao toque como fazem agora, disse Mos. Caberá a cada fabricante de veículos criar sua experiência individual dentro do carro usando o sistema operacional Android e planejar quando o oferecerão em modelos específicos, a partir de 2021.

Propriedade dos dados

O controle dos dados do motorista e do veículo tem sido um problema delicado para as fabricantes de automóveis. Enquanto o Google fatura bilhões de dólares monitorando padrões de busca na internet para os anunciantes, as fabricantes de veículos têm separado dados de diagnóstico a respeito do desempenho do veículo dos sistemas de infoentretenimento. Algumas usam seus próprios sistemas de navegação, que oferecem aos motoristas uma alternativa aos mapas do Google e da Apple.

Quando o Android for incorporado aos veículos da aliança, a navegação será feita com o Google Maps, mas os dados de diagnóstico ficarão em um sistema separado.

Como acontece com qualquer aplicativo em um telefone, os usuários Android dos futuros modelos de Renault-Nissan-Mitsubishi terão a opção de concordar ou não com o compartilhamento de seus dados ao usar o aplicativo, disse Patrick Brady, vice-presidente de engenharia para o Android.

"Na maioria dos casos, o usuário da plataforma Android tem que dar consentimento", disse Brady, em entrevista por telefone.

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