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Banco ajuda na manutenção do carro para atrair cliente no Canadá

Doug Alexander

27/09/2018 15h37

(Bloomberg) -- Há uma empresa em Toronto que criou programas para ajudar novos imigrantes, para manter o controle sobre a manutenção do carro e para lembrar os proprietários de imóveis qual é o dia de colocar o lixo na rua. Mas a empresa em questão não é uma desenvolvedora de software -- é um dos maiores bancos do Canadá.

O Royal Bank of Canada investiu mais de dois anos na criação de uma startup de tecnologia financeira dentro de suas operações. A RBC Ventures atualmente conta com cerca de 150 funcionários que trabalham em nove projetos em diversos estágios de desenvolvimento em uma torre envidraçada de escritórios perto da orla de Toronto, a dois quarteirões ao sul da sede do banco.

"Queremos ser conhecidos como o banco que vai além do setor bancário", disse Mike Dobbins, que supervisiona o setor de desenvolvimento corporativo no Royal Bank, em entrevista, em seu escritório, no 17º andar do WaterPark Place. "Meu objetivo hoje é criar produtos maravilhosos que muitas pessoas considerem úteis. E se acertarmos acredito que teremos condições de gerar ainda mais clientes importantes."

Os esforços são, em parte, uma resposta à invasão das empresas de tecnologia em áreas antes dominadas pelos bancos. O Royal Bank citou o website de reforma de residências Houzz, a provedora de lojas on-line Shopify e a empresa de finanças pessoais Credit Karma como exemplos de iniciativas que poderiam ter sido desenvolvidas por bancos para capitalizar o acesso a clientes e dados deles.

O segundo maior banco do Canadá em ativos anunciou a RBC Ventures em um evento para investidores, em 13 de junho, no qual os executivos definiram a meta de atrair 5 milhões de usuários para suas ofertas digitais em cinco anos e a conversão de 10 por cento em clientes bancários consolidados. Isso se traduziria em 500.000 clientes, o que contribuiria para a meta do Royal Bank de somar clientes a um ritmo três vezes superior à taxa atual. Segundo Dobbins, o objetivo é abordar as pessoas antes que elas precisem de serviços bancários.

Um exemplo é o Arrive, da RBC Ventures, que oferece um portal na internet para imigrantes antes de eles chegarem ao Canadá e solicitarem serviços bancários. A iniciativa oferece aos estrangeiros conversas ao vivo e videochamadas com especialistas em radicação da organização sem fins lucrativos Centre for Education & Training e uma lista de tarefas digitais para sua jornada. O Royal Bank está testando o Arrive para pessoas da Índia e a equipe por trás da iniciativa chegou ao ponto de buscar recém-chegados no aeroporto para fazer perguntas sobre suas necessidades para melhorar o produto.

O sucesso mais surpreendente do Royal Bank foi o GarbageDay, um serviço de notificação por e-mail e mensagem de texto que lembra os donos de imóveis de colocarem o lixo e os materiais para reciclar na rua no dia da coleta. Cerca de 68.000 pessoas na região metropolitana de Toronto, Kitchener-Waterloo e grande Vancouver se inscreveram no GarbageDay, segundo o Royal Bank.

"Quando estudamos as coisas para as quais os clientes realmente queriam lembretes, esse realmente repercutiu", disse Dobbins. "Tornou-se bastante viral."

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