Bancos e fintechs travam guerra por serviços de pagamentos
(Bloomberg) -- O monótono negócio de ajudar empresas a pagar fornecedores e recolher dinheiro dos clientes se transformou em um campo de batalha entre bancos e jovens empresas de tecnologia, tendo em jogo US$ 250 bilhões em receitas, segundo a consultoria Oliver Wyman.
Empresas de tecnologia financeira como TransferWise e Revolut estão capturando participação de mercado dos bancos que antes dominavam o setor de pagamentos por atacado e cash management, informou a consultoria em relatório, na sexta-feira. Embora os custos elevados para a construção e a manutenção das plataformas de pagamento anteriormente mantivessem os concorrentes longe, os avanços tecnológicos ajudaram a reduzir as barreiras para a entrada, afirmou.
Os bancos também enfrentam a ameaça de gigantes da tecnologia como a Apple e a chinesa Alibaba, que estão construindo grandes negócios de pagamentos que driblam o sistema bancário tradicional, informou o relatório.
Há muito em jogo. O setor de pagamentos por atacado e cash management gerou US$ 250 bilhões em receitas no ano passado e, diferentemente de outras áreas de banco de atacado, é um negócio que está crescendo rapidamente, segundo a Oliver Wyman. As receitas cresceram mais de 10 por cento no primeiro semestre de 2018, informou a consultoria, acrescentando que projeta crescimento anual de 5 por cento nos próximos cinco anos porque os volumes crescentes e os juros mais altos compensarão as margens menores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.