Grandes montadoras recorrem a modelo único no mercado chinês
(Bloomberg) -- As montadoras normalmente desejam que seus carros se destaquem. Mas as medidas da China em prol de veículos mais ecológicos levaram Toyota, Fiat Chrysler, Honda e Mitsubishi à decisão de vender o mesmo produto.
As quatro companhias planejam vender um utilitário esportivo eletrificado desenvolvido pela Guangzhou Automobile Group, que é a parceira chinesa de todas elas. Cada marca terá seu nome estampado na traseira do veículo, mas o visual será o mesmo. A abordagem ? atípica em um setor em vantagem é ter design único ? ajudará as montadoras a cumprir os novos padrões mais rígidos de emissão mais rapidamente, dando tempo para trabalharem em seus modelos elétricos individuais.
As fabricantes tentam várias táticas para não perderem competitividade com os novos regulamentos do maior mercado automotivo do mundo. As regras dão preferência a fabricantes de carros elétricos e ameaçam as margens de lucro de quem ainda depende basicamente de veículos movidos a gasolina.
A Toyota Motor está vendendo uma versão totalmente elétrica do utilitário esportivo da Guangzhou, batizado GS4. A Mitsubishi Motors oferece variações elétricas e híbridas. Fiat Chrysler Automobiles e Honda Motor planejam versões híbridas com gasolina, segundo a firma de pesquisas IHS Markit.
Negociação de créditos
As variações todas trarão o distintivo Trumpchi, da Guangzhou Auto, na frente e o nome da montadora estrangeira parceira na traseira. Os preços oscilam com as especificações. Um modelo elétrico vendido pela Mitsubishi chamado Eupheme custa aproximadamente US$ 20.000. A versão da Toyota, ix4, é vendida a partir de US$ 23.600.
Sob a nova política chinesa, a partir de 2019, as montadoras precisarão obter uma pontuação de energia nova - atrelada à produção de diversos tipos de veículos de zero ou baixa emissão de poluentes. Quem não conseguir cumprir, precisará comprar créditos.
Em 2015, a Guangzhou Auto começou a vender o Trumpchi GS4 movido a gasolina, que rapidamente se tornou o veículo mais vendido pela empresa. A versão híbrida que liga na tomada foi lançada em junho de 2017. Nos primeiros nove meses deste ano, foram comercializadas 6.707 unidades dessa versão, uma das mais vendidas na categoria gasolina-eletricidade.
"É um modelo com histórico comprovado de vendas", disse Wang Shan, analista automotivo da IHS Markit. "Mesmo que não seja um negócio que dê dinheiro, vender esse modelo ainda é melhor para as montadoras do que comprar créditos."
A Toyota espera que o novo modelo seja contabilizado como crédito para seu empreendimento com a Guangzhou Auto. A montadora está desenvolvendo o próprio veículo com bateria elétrica, que deve ficar pronto em 2020. Honda e Fiat Chrysler se recusaram a comentar sobre modelos do futuro.
--Com a colaboração de Ying Tian.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.