PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Satoshi x Bitcoin Jesus: Bitcoin Cash gera batalha pessoal

Olga Kharif

14/11/2018 15h11

(Bloomberg) -- Craig Wright, que diz ter inventado o bitcoin sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, está prestes a vencer uma briga que provavelmente levará à criação de outra versão do Bitcoin Cash, a primeira ramificação da maior criptomoeda.

Um grupo liderado pelo polêmico australiano deverá assumir na quinta-feira o controle da quarta maior criptomoeda do mundo após uma atualização de software. Uma facção rival que discorda dele em relação à melhor forma de expansão vem tentando convencer a comunidade de operadores de computadores que mantém a rede a adotar sua versão. Cerca de 70 por cento dos chamados mineradores, que processam as transações que mantêm a rede em funcionamento, estão sinalizando apoio à versão defendida pelos aliados de Wright, segundo a Coin Dance, que monitora informações sobre criptomoedas.

Ambos os lados estão recorrendo a insultos e mostrando poucos sinais de acordo, e a divisão poderia criar duas versões mais fracas do Bitcoin Cash, o que pode ameaçar a viabilidade de ambas a longo prazo. O grupo rival é liderado pela gigante chinesa da mineração Bitmain Technologies e pelo investidor Roger Ver, que é conhecido como "Bitcoin Jesus" por seu zelo ao promover a moeda digital original e por ter ajudado a dar fama ao Bitcoin Cash.

"Parece ser tanto um conflito de personalidade quanto uma questão de tecnologia", disse Lex Sokolin, diretor global de estratégia de tecnologia financeira da Autonomous Research em Londres. "Como a parte mais contenciosa (do ponto de vista filosófico) da comunidade se amputou com o Bitcoin Cash, não surpreende que eles sejam capazes de uma nova automutilação."

Os participantes do mercado estão sendo obrigados a escolher um dos lados. A Coinbase, bolsa com sede em São Francisco, informou que apoiará a versão Bitcoin ABC, de Ver, e a Binance, com sede em Malta, deixou implícito que apoiaria e trabalharia com qualquer moeda que surgisse. O serviço de negociações BitPay afirmou que também apoiará ABC.

"A rede se dividirá em duas, mas a economia apoiará ABC e rejeitará SV (Satoshi's Vision)", que é a versão de Wright, disse Jonathan Bier, diretor de pesquisa da BitMex, com sede em Hong Kong, em mensagem. Se as grandes bolsas não venderem o token de Wright, isso poderia derrubar o preço, disse ele.

"SV terá um preço baixo e os mineradores vão abandonar essa versão em poucas semanas", disse Bier. "Essa é minha previsão."

O bilionário Calvin Ayre, que controla a gigante rival da mineração CoinGeek e é aliado de Wright, disse que planeja pedir às bolsas que negociem apenas sua moeda como o verdadeiro Bitcoin Cash.

Wright, por sua vez, parece ter ameaçado a Bitmain, que planeja abrir seu capital, com a perda de negócios. Em um tweet, em 13 de novembro, Wright disse: "Então Calvin comprou um MONTE de máquinas da Bitmain (a maior parte da receita para o IPO). Agora a Bitmain quer atacar um de seus maiores clientes... Parece uma estratégia vencedora -- para a concorrência..."

Em um vídeo no YouTube, em 8 de novembro, Ver coçou a cabeça, disse que estava enganado em relação a Wright e que acredita que a cisão acabaria sendo como o bug do milênio -- muito barulho por nada.

"Acho improvável que ocorra uma ramificação a longo prazo", disse. Com a batalha, ambos os lados -- assim como suas criptomoedas -- podem enfrentar dificuldades a curto prazo.