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Consumidores japoneses correm por descontos do SoftBank

Yuji Nakamura

10/12/2018 16h19

(Bloomberg) -- Os consumidores do Japão estão correndo para ver quem consegue gastar mais rapidamente o dinheiro de Masayoshi Son.

O bilionário da tecnologia e fundador do SoftBank Group provocou um frenesi de compras ao prometer doar 10 bilhões de ienes (US$ 88 milhões) em descontos aos usuários do PayPay, um novo aplicativo de pagamentos digitais lançado por uma subsidiária da operadora de telefonia celular. A campanha oferece descontos de 20 por cento em compras em lojas selecionadas e os assinantes do SoftBank têm uma chance em 10 de receber todo o dinheiro de volta. Os descontos são limitados a 100.000 ienes por transação.

A campanha de marketing, que oferece promoções no auge da temporada de compras de Natal, provocou uma corrida em lojas de eletrônicos como a Bic Camera e foram noticiadas longas filas em todo o país, segundo contas nas redes sociais e observações de repórteres da Bloomberg em Tóquio. Usuários satisfeitos exibem de tudo, desde laptops Mac e TVs Sony até consoles Nintendo Switch comprados com grandes descontos por meio do aplicativo desde o início da campanha, em 4 de dezembro.

"Comprei um iPad Pro com o PayPay e meus pais compraram um (Microsoft) Surface, e nos dois casos recuperamos todo o nosso dinheiro. Temos muita sorte!", escreveu um usuário do Twitter. "Finalmente descobri por que a Bic Camera tem estado tão cheia", escreveu outro, anexando uma captura de tela mostrando um desconto de 100.000 ienes após gastar 104.544 ienes.

As ações da Bic Camera registraram desempenho 15 por cento superior ao do índice Topix como um todo desde que a campanha foi anunciada, em 22 de novembro. Entre as demais empresas que apoiam o PayPay estão a operadora de lojas de conveniência FamilyMart UNY Holdings, os vendedores varejistas de eletrônicos Yamada Denki e Joshin Denki e a operadora de agências de viagens HIS.

O PayPay foi o aplicativo mais baixado do país em aparelhos Apple todos os dias desde o início da campanha, segundo a empresa de pesquisa de dados Sensor Tower. Foi lançado em parceria com a Yahoo Japan e com a maior empresa de pagamentos digitais da Índia, a Paytm, que forneceu a tecnologia de pagamentos Quick Response.

O SoftBank quer usar o novo empreendimento no Japão como plataforma de lançamento para tornar o serviço global, noticiou a Bloomberg News em julho, citando pessoas a par do assunto. O SoftBank é um das maiores investidores do Yahoo Japan e da Paytm.

Na prática, os códigos QR viraram padrão para pagamentos eletrônicos em toda a Ásia, mas não se popularizaram no Japão, onde a tecnologia de dinheiro eletrônico local Felica é usada desde 2004. Em julho, o governo formou um conselho especial para promover os pagamentos com código QR e acelerar a adoção de pagamentos digitais no Japão e os maiores bancos e empresas do país, incluindo a Amazon, agora estão correndo para implementar serviços.

O SoftBank preferiu não comentar quanto foi gasto com a campanha de marketing até o momento ou por quanto tempo a campanha será veiculada.

--Com a colaboração de Teo Chian Wei.