IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Liga Árabe adverte Brasil sobre transferir embaixada de Israel

Samy Adghirni

10/12/2018 17h11

(Bloomberg) -- A Liga Árabe aconselhou o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, a reconsiderar seus planos de transferir a embaixada do país em Israel para Jerusalém.

Uma carta assinada pelo secretário-geral da Liga Árabe, Ahmad Abu Al Ghait, enfatizou a "preocupação" da organização com uma possível mudança. "Dar um passo como este não apenas prejudicaria os interesses palestinos, mas reduziria drasticamente as oportunidades de alcançar uma paz abrangente", afirmou a carta.

A Bloomberg obteve uma cópia da carta que foi verificada independentemente por um representante da Liga Árabe em Brasília. O atual governo e o próximo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, não responderam a pedidos de comentários.

A carta da Liga Árabe é a advertência mais séria feita até agora a Bolsonaro sobre uma importante questão de política externa. Durante sua campanha eleitoral, Bolsonaro prometeu mudar o rumo de anos da política externa brasileira ao aliar-se com Israel, seguindo os passos do presidente dos EUA, Donald Trump. Logo após sua vitória, o presidente eleito admitiu a um jornal israelense sua intenção de transferir a embaixada. Desde então, ele tem evitado reafirmar a decisão, mas seu filho, Eduardo, repetiu a afirmação em uma entrevista à imprensa na semana passada.

A Liga Árabe representa um mercado de grande importância para os exportadores brasileiros. O país obteve um superávit de US$ 7,1 bilhões com as 22 nações da Liga Árabe em 2017, em comparação com um déficit de US$ 419 milhões com Israel.

Em sua carta, Abu Al Ghait enfatizou a natureza duradoura das relações árabe-brasileiras e seu potencial de crescimento. O secretário-geral pediu a Bolsonaro que "leve em consideração o ponto de vista árabe como forma de preservar nossa amizade de longa data".