IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Instagram desativa mudança na plataforma que indignou usuários

Krista Gmelich

28/12/2018 10h52

(Bloomberg) -- O Instagram, do Facebook, modificou o design de sua plataforma para possibilitar a rolagem horizontal - e o plano desandou quase imediatamente.

A atualização não anunciada deste popular aplicativo de rede social, que o Instagram passou a classificar como uma falha, pegou os usuários de surpresa na quinta-feira. Em vez de percorrer as postagens verticalmente, algumas pessoas foram forçadas a deslizar o dedo e tocar à esquerda e à direita em seus feeds, um modo de funcionamento semelhante ao do recurso "Stories" no aplicativo. Os usuários ficaram furiosos nas redes sociais, e a hashtag #instagramupdate (atualização do Instagram) se tornou um Trending Topic no Twitter. O Instagram rapidamente retomou o recurso original de rolagem de cima para baixo, antes mesmo que todos tivessem visto a atualização.

"Era para ser um teste muito pequeno que foi difundido por acidente", Adam Mosseri, diretor do Instagram, tuitou ao lado de um emoji fazendo careta. "Já deve estar resolvido."

No início deste ano, uma mudança de design do Snapchat, da Snap, foi recebida com uma indignação semelhante e a empresa tem tido dificuldades desde então. A mudança separava os bate-papos e as postagens de amigos do restante do aplicativo - o conteúdo de organizações de mídia que vem com anúncios vendidos pela Snap. Desde então, a plataforma registrou um declínio no número de usuários diários, um indicador importante para as empresas de rede social.

O Facebook depende cada vez mais do crescimento do Instagram, que agora tem cerca de 1 bilhão de usuários, já que sua principal rede social está perto do ponto de saturação. O crescimento futuro da receita na empresa depende da capacidade do Facebook de transferir o interesse dos anunciantes para novos anúncios em serviços de mensagens e vídeos de marketing no "Stories", especialmente no Instagram.