IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dubai planeja unidade de dessalinização movida a energia solar

Anthony DiPaola

11/02/2019 15h39

(Bloomberg) -- Dubai buscará parceiros neste ano para construir sua primeira unidade dessalinizadora movida a energia solar. O emirado busca se diversificar, indo além da queima de combustíveis fósseis, para aumentar sua oferta de água, disse o chefe da Autoridade de Água e Eletricidade de Dubai em entrevista.

A usina, que usa tecnologia de osmose reversa, terá capacidade para produzir 545,5 milhões de litros de água potável por dia em 2024, disse o CEO Saeed Mohammed Al Tayer em Dubai.

A DEWA também está desenvolvendo um reservatório para armazenar até 27 bilhões de litros de reservas de água e a usina atualmente armazena cerca de 3,18 bilhões de litros, disse Al Tayer na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai.

Principais ideias

Dubai, que está construindo instalações para gerar 6.000 megawatts de energia, está se diversificando para deixar de depender tanto do gás natural para a produção de eletricidade, instalando usinas movidas a energia solar e a carvão.

Estados do Golfo Pérsico como os Emirados Árabes Unidos, cuja maior cidade é Dubai, precisam dessalinizar água do mar para fornecer água potável a suas populações em pleno crescimento.

As empresas de serviços públicos regionais tradicionalmente conectam usinas de energia movidas a gás a grandes unidades dessalinizadoras espalhadas pela costa. As empresas de serviços públicos estão buscando novos métodos de dessalinização para tentar reduzir o uso de energia e melhorar a eficiência.

Saiba mais

A instalação solar poderá armazenar a energia que produz, o que possibilitará que a usina de dessalinização opere à noite.

Os projetos da DEWA são, em sua maioria, parcerias com empresas privadas, que contribuíram com 40 bilhões de dirhams (R$ 41 bilhões) em financiamento.

A capacidade de geração da usina é de 10.927 MW com capacidade de dessalinização de 2,1 bilhões de litros por dia.