IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Legislação atrapalha luta de bilionário indiano contra Amazon

Ari Altstedter

27/02/2019 13h06

(Bloomberg) -- Há um problema no plano do homem mais rico da Ásia para enfrentar a Amazon.com e a Walmart em casa: suas operações de varejo e telecomunicação não podem compartilhar dados.

O bilionário indiano Mukesh Ambani, presidente do conselho da Reliance Industries, já falou que pretende unir a força das mais de 9.900 lojas do grupo com o potencial representado por 280 milhões de usuários do serviço de telecomunicação para impulsionar seu empreendimento de e-commerce. No entanto, um alto executivo da Reliance admitiu que existe impedimento jurídico ao compartilhamento de dados de clientes das duas operações.

"São empresas diferentes e então existem regras de privacidade", disse Ashwin Khasgiwala, diretor financeiro da Reliance Retail, em uma conferência em Mumbai na terça-feira.

"São plataformas diferentes", acrescentou ele, se recusando a detalhar como o grupo planeja lidar com isso.

As lojas físicas são controladas pela Reliance Retail, enquanto o negócio de telecomunicação é uma pessoa jurídica diferente chamada Reliance Jio Infocomm. Obstáculos legais ao compartilhamento de informações podem impedir formas lucrativas de uso de dados para vender mais produtos aos clientes.

Ambani, para quem os dados são o "novo petróleo", já havia alertado sobre a "colonização de dados" por firmas estrangeiras que atuam na Índia. É possível que ele encontre meios de contornar as questões jurídicas, como, por exemplo, a fusão das duas unidades Reliance.

O compartilhamento de dados entre "duas pessoas jurídicas será muito difícil", avaliou Abheek Singhi, responsável pela área de consumo da Boston Consulting Group na Índia. "Minha expectativa é que, em algum momento, pelo menos do ponto de vista legal, haverá uma resolução."