IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Walmart prepara lançamento de concorrente barato para o iPad

Matthew Boyle

14/03/2019 12h55

(Bloomberg) -- Cuidado, Apple. O Walmart está entrando no território do iPad.

A maior empresa de varejo do mundo pretende lançar um tablet barato e apto para crianças por meio de sua marca ONN como parte de uma reformulação mais ampla do departamento de eletrônicos. O aparelho será fabricado por uma fornecedora chinesa e rodará com o sistema operacional Android, do Google, segundo fotos encontradas em um banco de dados de inscrições de dispositivos móveis registrados na Comissão Federal de Comunicações dos EUA.

Tara House, porta-voz do Walmart, confirmou que o produto está em desenvolvimento, mas preferiu não fazer mais comentários. O preço do aparelho e a data de lançamento não foram revelados.

O aparelho do Walmart poderia animar o lento mercado de tablets, em queda há vários anos. Os usuários de tablets não compram aparelhos novos na mesma velocidade com que substituem seus smartphones, que também tiveram o tamanho e a capacidade ampliados, reduzindo a necessidade de um dispositivo maior. Em 2018, as vendas de tablets caíram 6,2 por cento, segundo a firma de monitoramento de dados Strategy Analytics. A marca iPad da Apple é a mais vendida, seguida das linhas da Samsung Electronics e da Amazon.

Depois de investir no ano passado na reformulação de sua oferta de vestuário, o Walmart focará em produtos eletrônicos e domésticos neste ano, segundo apresentações feitas por altos funcionários da empresa em reunião recente de fornecedores. A concorrente Target lançou no ano passado sua primeira marca de eletrônicos de consumo, chamada Heyday, com produtos como fones de ouvido e capas para smartphones. O desaparecimento de empresas de varejo voltadas à tecnologia, como a Circuit City, abriu oportunidades para outras redes abocanharem as vendas de aparelhos.

As empresas de varejo tiveram certo sucesso com tablets aptos para crianças com preços bem menores que os do iPad, da Apple, cuja nova linha Pro custa a partir de US$ 799. A Amazon desenvolveu sua própria marca de tablets em 2011, originalmente chamada Kindle Fire, que inclui versões para crianças. Dois anos depois, a britânica Tesco lançou um tablet popular chamado Hudl, que fez sucesso entre os pais no Reino Unido, mas descontinuou a linha em 2015 após uma mudança de gestão.

A marca ONN do Walmart comercializa principalmente acessórios como fones de ouvido, cabos de recarga e barras de som para televisão.